Sua primeira responsabilidade é serem pais de seus filhos, não seus amigos

Sim, eu sei que isso soa estranho, contrário a tudo o que as propagandas de margarina ensinam sobre família. Mas essa é a verdade bíblica. Os pais têm responsabilidades de modo muito claro designadas por Deus em Sua Palavra, principalmente a de levar os filhos ao conhecimento e ao temor do Senhor. Isso implica uso de autoridade (não interprete como uso de violência), exemplo, amor, dedicação, oração, tempo, ensino. Se como resultado do adequado exercício de sua paternidade vocês forem amigos de seus filhos, muito melhor!

Essa busca pela amizade em detrimento do relacionamento pais-filhos impede que os filhos tenham a clara percepção de que existe, sim, uma hierarquia na família (e, por conseguinte, na sociedade), a qual deve ser respeitada e honrada. A Bíblia sempre chama os pais ao dever pelo fato de serem pais. Isso é o que os comissiona a terem de fazer o que têm de fazer. Não tenho a menor dúvida de que pais plenamente pais serão também amigos dos filhos. Mas ser amigos não pode impedir os pais do pleno cumprimento de suas obrigações, com o custo nisso implícito de não ser compreendido, da cara feia do filho, da birra, das tentativas de sabotar a autoridade…

É por serem pais que vocês devem ensinar seus filhos a respeito do Senhor quando estiverem com eles em casa, andando pelo caminho ao lado deles, ao deitar e ao levantar (Dt 6.7). O objetivo primeiro disto é que eles conheçam o Senhor, que O amem, que obedeçam a Sua Palavra.
Se produzir também amizade entre vocês, aleluia!

(Se você quiser saber a razão desta série de artigos, clique aqui.)

Campos de Boaz: colheita do que Cristo, o Boaz celestial, espalhou em Seus campos é um projeto cristão voluntário sob direção de Francisco Nunes.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.