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Cartas de Samuel Rutherford (15)

Para William Gordon, de Kenmure [1]

Aberdeen, 1637

Testemunho para Cristo

Graça, misericórdia e paz estejam contigo.

Há muito tenho desejado responder a tua carta, que chegou em boa hora. É meu alvo e desejo do coração que meu fogo, aceso pelo Senhor, ateie-se também nos que estão por perto para aquecer-lhes o coração com o amor de Deus. Até a poeira que cai dos pés de Cristo, Seus velhos andrajos, Sua cruz negra e nodosa, são para mim mais doces do que as coroas de ouro dos reis e seus prazeres consumidos pelo tempo. Eu seria um mentiroso e uma falsa testemunha se não desse a meu Senhor Jesus, com toda a minha alma, um testemunho justo.

Minha palavra, eu sei, não O exaltará; Ele não necessita de tais adereços sob Seus pés para elevar ainda mais alto Sua glória. Mas, oh!, como eu gostaria de exaltá-Lo à altura do céu, e da largura e do comprimento de dez céus, na estimativa dos jovens que O amam! Pois todos nós concebemos Cristo estreito e pequeno demais, e concebemos Seu amor, com nossos próprios conceitos, de modo muito indigno dele. Oh, se os homens pudessem compreender a beleza e a formosura Dele! Eles desistiriam de brincar com os ídolos, nos quais não há lugar para o amor de uma alma se expandir. O amor do homem é de coração faminto por roer ossos descarnados e sugar peitos secos.

É bem merecido que os ídolos queiram quem não venha a Ele, Ele que tem um mundo de amor e bondade e recompensas para todos. Nós procuramos descongelar o coração na fumaça fria das criaturas de curta duração, e nossa alma não consegue nem calor, nem vida, nem luz, pois essas criaturas não nos podem dar o que não têm em si mesmas.

Oh, se pudéssemos passar por esses espinhos e por essa multidão de amantes bastardos, e ser tomados de paixão por Cristo! Nós iríamos encontrar firmeza e um lugar, e uma doce calma no Senhor para nossa alma cambaleante e tola. Eu quero que esteja em meu poder, depois deste dia, depreciar todo tipo de amor, exceto o amor de Cristo, e acabar com todos os deuses, exceto Cristo, todos os salvadores, exceto Cristo, todos os bem-amados, exceto Cristo, e todos os pretendentes de almas e mendigos do amor, exceto Cristo.

Marcas da graça na convicção do pecado e no conflito espiritual

Tu reclamas que queres uma marca do trabalho sadio da graça e do amor em tua alma. Como resposta, considera, para tua satisfação (até que Deus te mande mais), 1João 3.14. E, quanto às tuas reclamações de apatia e dúvidas, Cristo irá, espero, tirar tua apatia e a ti, junto. Eles são corpos cheios de buracos, de furúnculos e de ossos quebrados que precisam da cura que Cristo, o Médico, pode assumir; os vasos inteiros não servem para a arte do Mediador. Os publicanos, os pecadores, as prostitutas, mulheres da vida são os artigos de mercado para Cristo.

A única coisa que trará os pecadores a um molde dos braços acolhedores de Cristo é aquilo sobre o que tu escreves: algum sentimento de morte e pecado. Isso traz murmurações, e, sem sentido, murmuram mais, e ficam mais acostumados com câimbras, dores e desfalecimentos da alma que te incomodam. Quanto mais dor, mais noites sem dormir, mais febre, tanto melhor. Uma alma que sangra de verdade, até que Cristo seja solicitado e que clame por Cristo com toda urgência para vir e estancar o sangue e fechar a ferida com Sua própria mão e com Seu bálsamo, tem uma doença muito boa, quando muitos estão morrendo com um coração íntegro. Assim, todos nós temos muito pouco das dores do inferno e de seus terrores. Não, que Deus me envie tal inferno porque Cristo prometeu fazer dele um céu!

Ai de mim, eu ainda não cheguei nesse ponto, como para dizer: “Senhor Jesus, grande e soberano Médico, aqui está um paciente de dores para Ti.”

Mas o que nós mal interpretamos é a falta de vitória. Nós achamos que essa é a marca de quem não tem a graça. Não, digo eu; a falta de luta é que é a marca de quem não tem a graça; mas eu não direi que a falta de vitória seja essa marca. Se meu fogo e a água do diabo crepitam como um trovão no ar, eu sou o que menos teme; porque onde há fogo, essa é a parte de Cristo, que eu entrego a Ele e confio Nele para manter a brasa, e peço ao Pai que minha fé não falhe, se eu, enquanto isso, estiver lutando, e fazendo, e brigando e lamentando. Pois a oração não colocou para fora logo de início o demônio de Paulo (o espinho na carne, mensageiro de Satanás); mas nosso Senhor usa isso para testar a cada um, e deixou Paulo se defender, com a ajuda de Deus, moderando o jogo.

E fazes bem em não duvidar, se o alicerce for firme, mas certifica-te se é, de fato, assim; porque há uma grande diferença entre duvidar que temos a graça e testar se temos a graça. O primeiro pode ser um pecado, mas o último é bom.

Nós ficamos perdidos quando tentamos nos libertar de Cristo e de Sua obra. O temor santo é a procura do campo em que não haja inimigo no nosso íntimo para nos trair, e a visão de que tudo esteja firme e seguro. Porque eu vejo muitos vasos que vazam ante o vento, e crentes professos que tomam confiadamente a conversão daqueles, e aqueles vasos seguem seguros, e não vêem o que está sob as águas, até que uma tempestade os naufrague. Todo homem necessita duas vezes por dia, ou mais, ser examinado completamente, e sondado com velas [2].

 


[1] William Gordon, de Kenmure. Nada se sabe sobre essa pessoa.

[2] No sentido de uma luz próxima, que permita ver detalhes. Nos anos 1600, em que viveu Rutherford, velas eram o máximo que havia de luz para iluminar uma área pequena, específica.

 

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