Seu casamento pode ser melhor!

Ok, pessoal. Sejamos realistas por um momento.

Quando você olha para o casamento de seus amigos, você fica secretamente com inveja.

A vida deles parece tão “perfeita”. Eles nunca brigam. Eles são super-carinhosos. E você quer isso também.

Se você é assim, eu tenho uma solução simples. E você não vai precisar de nada extra, somente sua própria esposa.

A grama não é mais verde

Primeiramente, vamos esclarecer algumas coisas.

Homens e mulheres são muito diferentes, e cada casamento tem desafios que são exclusivos, por causa da personalidade e das circunstâncias dos cônjuges.

Você pode ser tentado a pensar, enquanto compara seu casamento com outros, que a grama seria “mais verde” do outro lado. Mas fique tranqüilo: independentemente do homem ou da mulher envolvidos, todos os casamentos passarão por tempos difíceis.

Você não precisa buscar “outro lugar” para resolver seus problemas, porque os mesmos problemas estarão aguardando você lá do outro lado.

Fique do seu lado da cerca – confie em mim nesse ponto.

Eis a razão: o verdadeiro casamento bíblico tem relação tanto com a pessoa com quem você casou quanto com o compromisso que você assumiu com ela.

Devemos lembrar sempre que casamento é um compromisso vitalício e uma decisão diária.
Embora você enfrente desafios únicos ao longo do caminho, há alguns princípios bíblicos que se aplicam a todos os casamentos.

Pratique esses passos simples, e seu casamento irá melhorar da noite pro dia!

1) Encoraje sua esposa

Sua esposa quer saber que é amada e apreciada. Ela trabalha duro em casa, ou no emprego, ou com as crianças, ou apenas lutando para encontrar a identidade dela – e ela não precisa que você aponte seus defeitos.

Eu garanto que se você cercar sua mulher com palavras de encorajamento, o coração dela se derreterá em suas mãos e ela se tornará a esposa de seus sonhos.

Por outro lado, se você despeja palavras de desencorajamento e de derrota no coração dela, ela endurecerá em um piscar de olhos. Umas poucas palavras ásperas podem causar danos que demorarão semanas (ou mais tempo) para serem consertados.

Use palavras gentis para dizer quão maravilhosa e agradável ela é para você. Mesmo que vocês tenham se tornado frios e amargos um com o outro, encontre algo – qualquer coisa! – que você pode amar e apreciar nela, e comece por aí.

Conforme fala palavras de vida, você irá testemunhar o coração dela abrandar-se e se tornar um solo fértil, que dará, por fim, frutos preciosos.

2) Toque sua esposa

Sua esposa quer ser tocada de forma especial. Permita-me explicar.

Alguns cônjuges são mais afetuosos do que outros. Mas ambos cônjuges precisam que alguma forma de carinho pessoal seja expressa no cotidiano, de maneira confortável, não constrangedora.

Na correria da vida, é fácil passar um pelo outro sem parar para “cheirar as rosas”.

Tente isto: puxe-a para o lado e dê a ela um abraço gentil cinco vezes por dia. Programe um alarme, se você precisar!

Eu sei… isso parece fácil demais. Mas um toque apaixonado e gentil pode derreter até o coração mais gelado.
Fazendo isso, estará mostrando a ela que você é sensível e que irá tratá-la com cuidado.

Outro benefício é que seus filhos testemunharão, em primeira mão, como um esposo amoroso e gentil trata sua esposa. Esse tipo de afeto saudável faz milagres – posso garantir!

3) Guie sua esposa

Sua esposa precisa saber que você é forte e que tem um claro senso de direção.

Vamos dividir isso em duas partes:

Primeira: Você precisa ter uma direção. Ponto final. Como esposo, pai e líder de seu lar, você tem de ter uma missão e uma visão clara para sua família.

Cerque-se de homens piedosos que possam ajudá-lo a criar um objetivo específico e atingível para sua família. Esse objetivo deve ir além de apenas “sobreviver à vida cotidiana” (pôr comida na mesa, chegar no horário na escola, etc).

Seu objetivo familiar deve ter um foco “missionário” externo e deve se basear nos pontos fortes dos membros da família. Uma família que tem propósito e direção claros é mais capacitada a resistir às tempestades da vida.

Segunda: Depois de ter traçado um “curso” para a família, envolva sua esposa no planejamento. Não a sobrecarregue com todos os detalhes, mas lembre-se de que ela faz parte da equipe – ela não é bagagem extra.

Peça a contribuição e as opiniões dela e faça adaptações baseadas nas necessidades dela.

Isso pode produzir equilíbrio, pois as mulheres tendem a ser mais emocionais nas decisões.

Você precisará pilotar firmemente o navio e manter o curso, sem perder o controle e sem deixar todos enjoados. Quando você enfrentar um mar agitado (devido às circunstâncias da vida), diminua a velocidade e certifique-se de que as necessidades de todos estão sendo supridas antes de prosseguir viagem.

Lidere com foco claro e mão gentil, e deixe sua esposa saber que as necessidades dela são importantes ao longo de todo o caminho.

As chaves para o coração dela

Para finalizar, lembre-se disto:

  • Encorajamento mostra seu cuidado com ela
  • Toque mostra sua sensibilidade a ela
  • Liderança mostra sua força a favor dela

Todos os casamentos bem-sucedidos são construídos com base nesses três princípios, e devemos manter essas coisas em equilíbrio no casamento, diariamente.

Se você é como eu, provavelmente está falhando em uma dessas áreas (meu ponto fraco é no que diz respeito à sensibilidade).

Então, meu desafio é este: reconheça as áreas em que você é fraco, tome medidas proativas para melhorar e comece a trabalhar a fim ter um relacionamento ainda melhor com sua esposa… agora!

 


Brackin Kirkland e Lindsey, sua esposa, criam vlogs e vídeos musicais inspiradores para toda a família em seu bem-sucedido e crescente canal no YouTube “Tiny Notes from Home”.  Você também pode ouvir sua música em www.soundslikereign.com. Brackin escreveu anteriormente “A Father’s Guide to the Birds and the Bees” [Um guia paterno sobre pássaros e abelhas] para Manabouts.

 

(Fonte da imagem)

Traduzido por Cássia Rafaela de How to have your BEST wife … Now!. Revisado por Francisco Nunes. Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria e de tradução e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.
Campos de Boaz: colheita do que Cristo, o Boaz celestial, espalhou em Seus campos é um projeto cristão voluntário sob responsabilidade de Francisco Nunes.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.