Um irmão me pediu que sugerisse a ele livros cristãos recomendados, que possam auxiliar a vida cristã e a fortalecer a fé. Como imagino que isso possa interessar a outros irmãos também, resolvi publicar aqui. Evidentemente esta não é uma lista exaustiva (afinal, são quase dois mil anos de história com Jesus…), mas apenas inicial. Vou atualizá-la sempre que possível. E conto com a colaboração de outros irmãos para ampliá-la e comentá-la. Vou dividir os livros em categorias, só para facilitar a consulta.

Vida Cristã
Vida cristã normal (Watchman Nee)  Em minha opinião, este livro tem a mais clara, prática e bíblica definição do que é a vida cristã e de como vivê-la. Pode parecer um tanto teórico em alguns trechos, mas ele dá os firmes fundamentos sobre os quais nossa experiência deve ser edificada. Primeiramente devemos ter a verdade para, então, sobre ela, ter a experiência. A segunda sem a primeira pode ser um grande engano e nos levar para longe do Senhor. Tendo a primeira, não como mero conhecimento intelectual, mas como revelação, espontaneamente teremos a segunda.

A superior aliança (Watchman Nee)  Até onde descobri, esgotado, só disponível em sebos. Eu recomendo que este livro seja lido após o anterior. Ele sedimenta os fundamentos estabelecidos em A Vida Cristã Normal e conduz a um passo adiante na experiência com o Senhor. Nee apresenta de forma muito clara em que bases (a aliança no sangue de Cristo) Deus se relaciona conosco. Essa base é inabalável e imutável. Por isso, podemos confiar no Senhor e nos aproximar Dele com intrepidez a todo tempo.

A genuína experiência espiritual (Jonathan Edwards). O autor do conhecido sermão “Pecadores nas mãos de um Deus irado” trata, neste livro, que é condensado da obra original, da questão crucial: quais são as marcas distintivas da genuína vida com Deus? Como se pode ler na última capa: “Quanto desgosto a Igreja poderia ter evitado se os cristão tivessem perseverado naquilo que as Escrituras nos ensinam sobre uma verdadeira experiência de salvação”.

Estudo Bíblico
Coleção de estudos sobre o Pentateuco (C. H. Mackintosh)  Mackintosh é um dos mais conhecidos mestres entre os chamados Irmãos Unidos. Seus estudos sobre os cinco livros de Moisés seguem uma linha de profundo amor pelo Senhor e por Sua revelação naqueles livros aliada à erudição e à aplicação à vida cristã prática. Mackintosh escreve de forma poética, que revela seu apreço pelo Senhor Jesus, conduzindo o leitor a perceber de que modo Cristo e a igreja são apresentados no Pentateuco. Para quem quiser conhecer as riquezas da boa terra é recomendadíssimo!

Conheça sua Bíblia (Comentário Ritchie)  Excelente comentário bíblico de todo o Novo Testamento na linha dos Irmãos Unidos. Mais acadêmicos que Mackintosh, os autores, porém, seguem o mesmo espírito de amor ao Senhor e de ênfase na vida piedosa. A tradução tropeça em alguns detalhes, mas nada que comprometa a qualidade do texto. Recomendadíssimo.

Testemunho
O segredo espiritual de Hudson Taylor (Howard Taylor)  Infelizmente, este livro está fora de catálogo na editora, mas é possível encontrá-lo em sebos. Hudson Taylor foi missionário na China. Sua biografia revela dois aspectos fundamentais da fé cristão. Primeiro: depender absolutamente de Deus. Ele nunca revelava a ninguém suas necessidades financeiras, sempre esperando que Deus as suprisse. É dele a frase: “À obra de Deus, feita ao modo de Deus, nunca faltarão os recursos de Deus”. Apenas esse aspecto já confronta muito do que é feito, teoricamente, em nome de Deus hoje em dia. O segundo aspecto: ele aprendeu a habitar em Cristo. E aprendeu isso depois de já servir ao Senhor na China na dependência exclusiva Dele! Isso comprova a ordem de Oséias: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (6.3). Leitura recomendada para nos encorajar a viver plenamente aquilo que Deus nos deu em Cristo por meio do Espírito.

Contra a maré (Angus Kinnear)  Livro esgotado, encontrado nos sebos do link acima. O autor, que era genro de T. Austin-Sparks, fez um excelente levantamento histórico sobre a vida e obra de Watchman Nee, tão imparcial quanto é possível um pecador ser imparcial :). (Considero esta biografia superior à escrita por Witness Lee, já que esta tem essencialmente a intenção de exaltar Lee como continuador da obra de Nee e o último oráculo de Deus na história. Talvez Lee consiga ver — tenho de reconhecer — a importância de Nee em relação ao entendimento neo-testamentário sobre a igreja; no entanto, falha grandemente ao enquadrar Nee e seu ministério a uma compreensão sectarista da igreja.) Voltando: Kinnear dá um quadro bastante claro do ambiente ao redor de Nee, os antecedentes históricos, incluindo a presença do evangelho na China. Depois, fala do ministério de Nee propriamente dito, incluindo seus muitos colaboradores, como Lee e Stephen Kaung (este nunca mencionada na biografia escrita por Lee). Recomendo para quem quer conhecer um pouco mais desse que foi, em minha opinião, um dos mais importantes servos de Deus do século passado, a quem se deve os milhões de cristãos chineses da igreja subterrânea hoje.

Igreja
A igreja gloriosa (Watchman Nee)  (Clique no link ao lado. Escolha o idioma Português, desça até o final da página para encontrar o livro e clique em Baixar) Neste estudo sobre as sete igrejas de Apocalipse, Watchman Nee mostra o propósito de Deus para o Corpo de Cristo e como esse propósito se desenrolou ao longo das eras. Nee entende as sete igrejas primeiramente como igrejas reais, históricas, mas também como prefigurações de diferentes situações do povo de Deus na história. Fundamental para entendermos o que Deus quer de nós e o atual quadro entre os filhos de Deus.

O caminho de Deus em tempos difíceis (A. Ladrierre)  A pergunta do autor é simples e contundente: temos o direito de mudar o que Deus estabeleceu para Sua igreja por vivermos em tempos difíceis? A resposta é óbvia, mas praticá-la implica em grandes desafios. Livro pequeno e inquietante.

Apologética
A morte da razão (Ravi Zacharias). O movimento neo-ateísta tem atacado a fé cristã por todos os lados, usando argumentos infundados, mal construídos, distorcidos, parciais e maldosos. Infelizmente, muitos cristãos, especialmente jovens, por não estarem bem equipados com a Verdade e com a preparação intelectual necessárias, são enredados, chegando até a apostatar da fé. Neste livro, Ravi analisa os escritos de Sam Harris, um dos líderes do tal movimento, cujos argumentos merecem os adjetivos usados acima. Livro pequeno, mas bastante completo. Merece ser estudado, a fim de que o leitor se apropria das ferramentas que ele fornece para o combate contra as idéias ateístas. O lema de Ravi é “Fazer os que crêem pensarem. Fazer os que pensam crerem.”

Gênesis 1 & 2 (Adauto Lourenço) O autor, um cientista brasileiro, mostra que as evidências científicas estão totalmente de acordo com o que é revelado na Bíblia acerca das origens de todas as coisas. Ao contrário do que os neo-ateus afirmam, a ciência não está em oposição à fé, mas a confirma. Excelente para jovens que se deparam com as bobagens evolucionistas no ambiente escolar.

Em guarda (William Lane Craig) Cerca de 40% dos jovens cristãos abandonam à fé quando entram para a universidade. A razão não é o ambiente ateu e liberal lá encontrado, mas, sim, que muito antes eles já tinham perguntas que não foram respondidas ou respostas que não lhes satisfaziam. Tendo o presente ataque do neo-ateísmo em vista e a preocupação com os jovens cristãos, Craig apresenta neste livro não apenas sólidos argumentos a favor da fé cristã, mas também ensina o leitor a usá-los. Recomendadíssimo!

Fundamentos inabaláveis (Norman Geisler e Peter Bocchino) As questões éticas (como, por exemplo, aborto, eutanásia, clonagem) são as que mais colocam cristãos em dificuldade, por não conseguirem, muitas vezes analisá-las e respondê-las à luz das Escrituras. Os autores deste livro debruçam-se especialmente sobre esses temas, considerando-os sob a ótica da cosmovisão cristã. É importate que os cristãos saibam de todas as implicações de Deus ser o Criador de todo o universo: isso tem relação completa com as questões do dia a dia. (Infelizmente, como todos os livros da Editora Vida, usa a deplorável NVI.) Está esgotado na editora; o link indicará sebos online onde pode ser encontrado.

O delírio de Dawkins (Alister McGrath e Joanna McGrath) O livro é uma resposta ao fundamentalismo ateísta de Richard Dawkins. Os autores também são professores universitários (o que acaba com o argumento ateísta de que a razão e a ciência matam a fé), da mesma universidade de Dawkins. Assim como os demais, Dawkins usa argumentos… vale o mesmo que escrevi acima, sobre o livro de Ravi Zacharias. Este livro expõe a absoluta inconsistência dos argumentos de Dawkins bem como sua intolerância desmedida. Um dos caras que recomenda o livro, o cientista Francis Collins, diretor do Projeto Genoma, diz que o autor “desmantela o argumento de que a ciência deve levar ao ateísmo”. Está esgotado na editora; o link indicará sebos online onde pode ser encontrado.

Campos de Boaz: colheita do que Cristo, o Boaz celestial, espalhou em Seus campos é um projeto cristão voluntário sob responsabilidade de Francisco Nunes.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.