Categorias
Samuel Rutherford Sofrimento Testemunho

Cartas de Samuel Rutherford (13)

Para John Stuart [1]

Aberdeen, 1637

Auto-submissão

Oh, se minha vontade se calasse como “uma criança desmamada dos seios” (Sl 131.2). Mas, pobre de mim! Quem tem um coração que dará a Cristo a última palavra na prova, e ouvirá e não falará outra vez? Oh! Provas e respostas queixosas, como “eu faço bem ficar indignado até a morte” (Jn 4.9), têm o mau cheiro de forte corrupção. Oh, bendita a alma que pode sacrificar sua vontade, e ir para o céu, tendo perdido sua vontade e ter resignado a ela por Cristo!

Eu não desejaria mais nada além de que Cristo fosse o rei absoluto sobre a minha vontade, e que minha vontade fosse uma sofredora em todas as cruzes, sem ter de se encontrar com Cristo e perguntar-Lhe: “Por que isso é assim?”

Eu ainda desejaria que meu amor ficasse apenas ao lado do lindo Jesus, e recebesse a graça de olhar para Ele, e arder por Ele, supondo que não pudesse tê-Lo até que meu Senhor dobrasse as folhas e os dois lados das tendas de barro dos pequenos pastores.

A estabilidade da salvação

Aquele que disse “Cristo em vós, a esperança da glória” (Cl 1.27) – pois nossa esperança e o alicerce e seus pilares são Cristo-Deus – sabia que os pecadores estão ancorados e estabilizados em Deus; de tal forma que, se Deus não mudar, o que é impossível, então, minha esperança não oscilará. Oh, doce estabilidade da salvação bem alicerçada! Quem poderia ganhar o céu, se não fosse assim? E quem poderia ser salvo se Deus não fosse Deus, e se Ele não fosse o Deus que Ele é? Oh, que Deus seja louvado porque nossa salvação é abordada e aportada e firmada em Cristo, que é o Mestre dos ventos e das tempestades! E quais são os ventos dos mares que, ao soprar, podem tirar a costa ou a terra de seu lugar? Os baluartes muitas vezes são derrubados, mas a costa não é removida; no entanto, mesmo se fosse, ou pudesse ser, mesmo assim Deus não pode oscilar nem ser removido.

Oh, que nos afastemos deste Senhor forte e inamovível, e que nos libertemos, se estiver em nosso poder, Dele! Ai de nós! Nosso amor jovem e imaturo não alcançou Cristo, não O conhece. Ele é de tal largura e amplidão, profundidade e altura e de doçura insuperável, que nosso amor é pequeno demais para Ele; mas, oh, que nosso amor, pequeno como é, una-se à enorme doçura e à transcendente Excelência Dele! Oh, três vezes benditos, e benditos eternamente sejam aqueles que deixam a si mesmos: que estejam em amor unidos a Ele!


[1] John Stuart, Reitor de Ayr. “Um cristão piedoso e zeloso de muito tempo, desde os seus tenros anos.” Ele usou seus bens deste mundo para aliviar os oprimidos. Ele estava entre aqueles que inutilmente se esforçaram para imigrar para a Nova Inglaterra.

 

(Para ler todos os artigos dessa série, clique aqui.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile