O fundamento: um casal em unidade

O fundamento da família cristã

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma […] E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Dt 11.18,19).

Um casal em que ambos cônjuges têm um coração e uma consciência profundamente arraigados na Palavra de Deus constitui o fundamento de uma família cristã. Dessa maneira, os filhos aprenderão a conhecer o amor de Deus e a salvação pela fé em Jesus Cristo. Os pais devem ser exemplos da maneira como Deus atua. É o sentido desta instrução: “Atai-as [as palavras de Deus] por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos” (v. 18). Para os filhos, a diferença entre o que os pais dizem e o que fazem é o maior dos obstáculos para conhecerem o caminho de Deus.

A marca da Palavra de Deus deve ser vista na família, tanto no interior quanto no exterior.

O ensino de nossos filhos não se limita simplesmente ao que ouvem na reunião da igreja ou durante a leitura da Bíblia em família – ele deve ser parte integrante de nossas conversas. Em nossas conversas, freqüentemente separamos as coisas espirituais das não espirituais. Em decorrência disso, nossos filhos se tornam “bilíngües”, falam dois idiomas: o do mundo e o do cristianismo. Desse modo, não relacionam a Palavra de Deus com sua vida diária.

A marca da Palavra de Deus deve ser vista na família, tanto no interior quanto no exterior, tanto nos umbrais da casa quanto nas portas (v. 20). Fazemos muitos esforços para mostrar a face cristã da família aos demais, mas, quando a imagem exterior não corresponde à realidade interior, os filhos, quando saírem, tenderão a abandonar sua identidade cristã usada em casa. No entanto, se os pais se ocuparem de seus “umbrais” e de suas “portas”, os filhos crescerão formando seu caráter pessoal com a Palavra de Deus. Não apenas o manifestarão no mundo, mas também serão capazes de transmiti-lo a seus próprios filhos.

 

(J. P. Trotzer. Traduzido por Francisco Nunes de “El fundamento de una familia cristiana”, da revista Creced 3/2015, publicada por Ediciones Bíblicas, da Suíça. Você pode usar esse artigo desde que não o altere, não omita a autoria, a fonte e a tradução e o use exclusivamente de maneira gratuita. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.)

Campos de Boaz: colheita do que Cristo, o Boaz celestial, espalhou em Seus campos é um projeto cristão voluntário sob responsabilidade de Francisco Nunes.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.