1 min leitura

Deus desperta Seu povo!

Providência e predestinação

“Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Rm 8.28).

A providência divina é a regra diária, constante e soberana de nosso Deus sobre todas as coisas para a realização do Seu propósito eterno de graça na predestinação.

A predestinação é o propósito soberano, eterno, imutável e inalterável de Deus Todo-poderoso, pelo qual Ele determinou e ordenou, de acordo com Sua própria vontade e Seu bom prazer, todas as coisas que acontecem no tempo.

A providência divina é a realização da vontade e do propósito soberanos de Deus. A providência é Deus trazendo para ocorrer no tempo (soberana, absoluta e perfeitamente) o que Ele propôs na eternidade.

Predestinação é o propósito de Deus.
Providência é a execução por parte de Deus de Seu propósito.

Nada no universo acontece por sorte, acaso, casualidade ou acidente, ou pelo destino cego.
Tudo o que acontece no tempo foi proposto por nosso Deus na eternidade e é realizado por Sua sábia e adorável boa providência.

Nada acontece no tempo que Deus não tenha proposto na eternidade, na predestinação soberana.
Nada acontece no tempo, exceto aquilo que Deus soberanamente realiza em Sua providência.

Tudo o que Deus predestinou na eternidade e realiza em Sua providência é para o bem de Seus eleitos e para glória de Seu nome. Isso é, clara e incontestavelmente, o ensino da Sagrada Escritura (Pv 16.4,9,33; 21.1; Dn 4.34,35; Is 46.9-11; Rm 11.33-36).

(Don Fortner)

Traduzido por Francisco Nunes. Revisado por Francisco Nunes. Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria e de tradução e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo. Ao compartilhar nossos artigos e/ou imagens, por favor, não os altere.
Campos de Boaz: colheita do que Cristo, o Boaz celestial, espalhou em Seus campos é um projeto cristão voluntário sob responsabilidade de Francisco Nunes.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.