2 min leitura

A vida e a obra de John Nelson Darby estão na internet

Conhecido como o Pai do Dispensacionalismo Premilenista, a Darby (1800 – 1882) também é atribuído o início do que se tornaram os Irmãos de Plymouth. Na verdade, ele nunca começou movimento formal algum. Darby ensinava, entre outras coisas, que os cristãos não deveriam adotar nenhum nome especial nem hierarquia – por isso, eram conhecidos apenas por “irmãos”. Mais tarde, o movimento se desdobrou, gerando grupos conhecidos como Igreja de Cristo, Irmãos Unidos, de Plymouth, Irmãos Exclusivistas, etc. Darby atuou principalmente na Irlanda, pregando para aqueles que não eram alcançados pelo cristianismo institucionalizado. Além de muitos livros e hinos, escreveu hinos, sinopses de toda a Bíblia (parte das quais você encontra, em inglês, aqui) e uma tradução da Bíblia (que pode ser consultada aqui). Nela, muitas vezes deixou de lado as regras da língua inglesa para tornar o texto o mais próximo possível dos originais. Ele mesmo fez versões também para o francês e o alemão. Alguns estudiosos consideram a contribuição de Darby e dos “irmãos” para a Igreja tão importante, se não mais, do que a da Reforma, apesar de bem menos conhecida e reconhecida. Sua biografia resumida, extraída de cartas que escreveu para amigos, pode ser lida aqui. Um pouco de sua obra está à disposição na forma de devocionais para cada domingo do ano ou juntamente com muitos textos de homens que trabalharam com ele, ambos endereços em espanhol. Se você quiser conhecer um pouco da história dos “irmãos”, em português de Portugal, clique aqui. Alguns de seus escritos, e de outros da sua “turma”, são publicados em português pelo Depósito de Literatura Cristã ou pela Verdades Vivas.

Campos de Boaz: colheita do que Cristo, o Boaz celestial, espalhou em Seus campos é um projeto cristão voluntário sob responsabilidade de Francisco Nunes.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.