Para John Clark [1]
Aberdeen (sem data)
Mantém-te firme em Cristo sem vacilar, e luta pela fé, porque não se obtém nem se mantém Cristo facilmente. O preguiçoso que professa fé apresenta o céu como se este estivesse na porta ao lado e pensa voar para o céu sem sair da cama, num sonho da noite.
Mas na verdade isso não é tão fácil como a maioria dos homens pensa. O próprio Cristo suou antes de ganhar esta cidade, embora Ele fosse o herdeiro nascido livre.
Qualquer pequena graça que tiveres, vê que ela seja sã e verdadeira.
Marcas de um cristão
Tu podes estabelecer uma diferença entre ti e os réprobos, se tiveres estas marcas:
- Se prezares Cristo e Sua verdade de tal forma que sejas capaz de vender tudo para comprá-Lo, e de sofrer por isso.
- Se o amor por Cristo, mais do que a lei ou o medo do inferno, te mantiver afastado do pecado.
- Se tu te humilhares e negares tua própria vontade, tua sagacidade, teu bom nome, teu conforto, tua honra, o mundo e a vaidade e a glória dele.
- Tua profissão de fé não deve ser estéril ou vazia de boas obras.
- Em todas as coisas tu deves ter como alvo honrar a Deus. Tu deves comer, beber, dormir, comprar, vender, sentar, levantar, orar, ler e ouvir a Palavra com o propósito de coração de honrar a Deus.
- Tu deves mostrar-te como inimigo do pecado, e reprovar as obras das trevas, como embebedar-se, xingar, mentir, embora teus companheiros te odeiem por agir assim.
- Mantém em tua mente a verdade de Deus que me ouviste ensinar, e não te envolvas com a corrupção e as novas modas que entram na casa de Deus.
- Tem consciência de teu chamamento quando fizeres pactos, ao comprares e ao venderes.
- Acostuma-te com a oração diária; entrega todos os teus caminhos e tuas ações a Deus em oração, súplicas e gratidão. E não te importes de seres zombado, pois Cristo Jesus foi zombado antes de ti. Persuade a ti mesmo de que esse é o caminho da paz e consolo pelo qual eu agora sofro. Eu ouso ir para a morte e para a eternidade com esse caminho, embora os homens possivelmente pensem que há outro. Lembra-te de mim em tuas orações, e do estado desta igreja oprimida. Que a graça esteja contigo.
[1] John Clark, provavelmente um paroquiano de Anwoth.
(Para ler todos os artigos dessa série, clique aqui.)