É possível estar continuamente esperando em Deus, mas não somente Nele. Pode haver outra confiança secreta interferindo e impedindo a bênção que era esperada, e por isso a Palavra deve vir para lançar sua luz no caminho para a plenitude e certeza da bênção.

“Minha alma espera somente em Deus. Só Ele é minha rocha” (Sl 62.1,2; ênfase adicionada).

Parafraseando: “Há apenas um Deus, apenas uma fonte de vida e alegria para o coração, e só Ele é minha rocha. Minha alma espera somente Nele.”

Você deseja ser bom? “Ninguém há bom, senão um, que é Deus” (Lc 18.19), e nada é bom se não aquilo que é recebido diretamente Dele.

Você busca ser santo? “Não há santo como o Senhor” (1Sm 2.2), e não há santidade senão no que Ele, pelo Espírito de santidade, a cada momento sopra em seu interior.

Você poderia viver e trabalhar para Deus e Seu reino, por outros e pela salvação deles? Ouça o que Ele diz: “O eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa nem se fatiga […] Dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Is 40.28,29).

“Aqueles que esperam no Senhor renovarão suas forças” (Is 40.28; ênfase acrescentada).

Só Ele é Deus, só Ele é sua rocha.

“Minha alma espera somente em Deus”. Você será muito atraído para colocar sua confiança em igrejas e doutrinas, em estratégias, esquemas, planos e dispositivos humanos, em recursos da graça e instrumentos divinos. Mas a alma deve esperar somente no próprio Deus. Os compromissos mais sagrados se tornam um laço quando confiamos neles. A serpente ardente se torna apenas metal, a arca e o templo, uma confiança vã. Deixe apenas o Deus vivo ser sua esperança, e mais nada ou ninguém além Dele.

“Minha alma espera somente em Deus”. Os olhos e as mãos, a mente e o pensamento podem estar intensamente envolvidos nas obrigações da vida, mas a alma deve esperar somente em Deus. Você, que é um espírito imortal, não criado para este mundo, e sim para a eternidade, para Deus, deve compreender seu destino. Conheça seu privilégio e espere somente em Deus. Não permita que os interesses pelos pensamentos e exercícios religiosos o enganem, porque eles freqüentemente tomam o lugar da espera em Deus. Que seu próprio eu, seu mais profundo ser, com todo o poder, espere somente em Deus. Deus é para você, você é para Deus; espere somente Nele.

Sim, “minha alma espera somente em Deus”. Tome cuidado com dois inimigos: o mundo e o ego. Tome cuidado para que nenhuma satisfação terrena, embora pareça inocente, o impeça de dizer: “Seguirei a Deus, minha indescritível alegria” (cf. Jo 15.11). Lembre-se e estude o que Jesus disse sobre negar a si mesmo: “Que o homem negue a si mesmo” (cf. Lc 9.23). Agradar o ego nas pequenas coisas pode fortalecê-lo para sua afirmação nas coisas grandes.

“Minha alma espera somente em Deus”. Deixe que Ele seja toda a sua salvação e todo o seu desejo. Diga continuamente e com um coração íntegro: “Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado” (Sl 62.6). Qualquer que seja sua necessidade espiritual ou temporal, qualquer que seja o desejo ou oração de seu coração, qualquer que seja seu interesse em conexão com a obra de Deus, na igreja, na solidão ou na correria do mundo: “Minha alma espera somente em Deus”. Deixe suas expectativas serem somente Dele. Somente Ele é a sua rocha.

“Minha alma espera somente em Deus”. Nunca se esqueça das duas verdades fundamentais sobre as quais essa abençoada espera descansa. Se você já está inclinado a pensar que essa espera é muito difícil, elas lhe farão lembrar. São elas: sua impotência absoluta e a total suficiência de Deus. Considere profundamente a total pecaminosidade de tudo o que é do ego, e não pense em deixá-lo ter qualquer fala. Considere profundamente a total pecaminosidade de tudo aquilo que é do ego e nunca permita que ele tenha lugar. Entre profundamente em seu relacionamento com a dependência de Deus, para receber a cada momento o que Ele dá. Entre mais fundo ainda em Sua aliança de redenção, com Sua promessa de restaurar mais gloriosamente do que nunca o que você perdeu e, por Seu Filho e por Seu Espírito, dar interiormente Sua presença real e poder divinos. E assim, espere contínua e exclusivamente em seu Deus.

“Minha alma espera somente em Deus”. Nenhuma palavra pode expressar, nem coração algum conceber as riquezas da glória desse mistério do Pai e de Cristo. Nosso Deus, na infinita ternura e onipotência de Seu amor, espera ser vida e alegria para você. Faça com que não seja mais necessário que eu repita as palavras: “Espere em Deus”, mas deixe tudo o que está em você se levantar e cantar: “Verdadeiramente minha alma espera em Deus. Em Ti, espero todo o dia”.

“Minha alma espera somente em Deus.”

(Fonte da imagem)

Traduzido por João Alfredo de Revista O Vencedor, Volume IV, Número 1 – Junho/2007. Revisado por Francisco Nunes. Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria e de tradução e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.
Campos de Boaz: colheita do que Cristo, o Boaz celestial, espalhou em Seus campos é um projeto cristão voluntário sob direção de Francisco Nunes.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.