Atualizada em 31.mar.2020

Os títulos antecedidos por * são de caráter informativo. As indicações mais recentes serão acrescentadas no início da lista, separadas das anteriores por uma linha horizontal.

* Fazer exercício ajuda a melhorar o sistema imunológico? Estudo diz que sim

Pesquisa britânica afirma que exercício moderado pode contribuir no combate de doenças bacterianas e virais


Teólogos reformados históricos sobre a igreja em quarentena e o distanciamento social

A coleção completa inclui citações que aprovam o fechamento de igrejas durante pandemias, distanciamento social durante o período de contágio e o aumento temporário do poder civil para fazer cumprir essas coisas, tudo vindo de reformadores como Martinho Lutero e Teodoro Beza, teólogos de Westminster como George Gillespie, reformadores de segunda geração como Johann von Ewich (reformado alemão), e ministros do final do século 19, como Francis Grimké. (A seleção de Grimké, escrita após a gripe espanhola de 1918, é especialmente direta e clara, e, sendo um pouco mais moderna e americana, parece estar mais próxima de casa).


A ação de Deus no Coronavírus

Estamos todos em uma situação de calamidade. O COVID-19 só reforça uma verdade sobre nossa existência – a vida nunca foi normal, ela sempre foi cheia de crises.

Não desperdice sua quarentena

Cristãos são chamados a glorificar a Deus em tudo o que fazem (1 Co 10:31), mas como que podemos colocar isso em prática em uma situação de pandemia?

8 Coisas que o Coronavírus Deve Nos Ensinar

Como cristãos, como respondemos a tal crise? Resposta: com fé e não medo. Nós devemos olhar para o olho da tempestade e perguntar: Senhor, o que o Senhor espera que eu aprenda disso? Como o Senhor quer me mudar?

O que a Igreja Primitiva pode nos Ensinar sobre o Coronavírus

A igreja primitiva não estava alheia a pragas, epidemias e histeria em massa. De fato, de acordo com relatos cristãos e também não-cristãos, um dos principais catalisadores para o crescimento explosivo da igreja em seus primeiros anos foi como os cristãos lidaram com doença, sofrimento e morte.

Como não ter medo do Coronavírus

Algumas pessoas correm para as lojas para comprar produtos não perecíveis e máscaras faciais que não ajudam em nada. Alguns estão comprando todo o desinfetante para as mãos que conseguem encontrar. Outros são totalmente indiferentes ao vírus. Como deveríamos responder a isso?

O Rei Josafá e o Coronavírus

Enquanto estou sentado em meu apartamento na China infestada pelo Coronavírus, não consigo pensar em uma oração melhor do que aquela, proferida por um rei da Judéia desesperado, mas confiante, chamado Josafá (2Cr 20.12).

Um Vírus, um Simplíssimo Vírus

O COVID-19, de baixa letalidade, veio para colocar o mundo em polvorosa e transtornar o ano de 2020, deixando-o marcado. Quantos planos individuais e coletivos já foram abandonados? Quantas empresas vão fechar? Quantos pais de família vão derramar lágrimas quando faltar o pão na mesa para seus filhos? Quantas famílias vão à beira de um túmulo fazer a última despedida? Não sabemos, o tempo e a escalada de um simples vírus, de baixa letalidade, vão dizer.

Dez maneiras pelas quais essa pandemia de coronavírus pode ser benéfica

Sou cristão e, portanto, quero olhar para essa pandemia de coronavírus através das lentes da Bíblia, particularmente de Romanos 8: 28,29: “E sabemos que para quem ama a Deus, todas as coisas trabalham juntas para o bem, para quem são chamados de acordo com seu propósito. Para aqueles que ele conheceu, ele também predestinou a ser conformado à imagem de seu Filho, para que ele pudesse ser o primogênito entre muitos irmãos.”