Categorias
A. W. Pink Amor Ciência Consolo Cristo Cruz Deus Encorajamento Evangelho Heresias Hinos & Poesia Indicações de sexta Mundo Paul Washer Pecado Repreensão Salvação Santidade Segunda vinda Serviço cristão Sexo Sofrimento

Indicações de sexta (12)

A Bíblia é nossa regra de fé e de prática!

 

Toda sexta-feira, uma pequena lista de artigos cuja leitura recomendamos. Além disso, indicaremos também uma mensagem e um hino para serem ouvidos. Nosso desejo é que lhe sejam úteis para aprofundar seu conhecimento do Senhor, para capacitar você a servi-Lo melhor e para despertar em você mais amor por Ele.
É sempre importante relembrar o que dizemos em Sobre este lugar: as indicações a um autor ou a alguma fonte não implica aprovação total ou incondicional de tudo o que é ali ensinado nem indicado em outros links ou em vídeos relacionados, etc; indica, outrossim, que naquele artigo específico há conteúdo bíblico a ser apreciado.

Artigos que merecem ser lidos

  1. Você já teve dificuldades de explicar o relacionamento de Davi e Jônatas quando ele é usado como “apoio bíblico” para a prática do homossexualismo? Entao, leia este artigo de Wilson Porte e habilite-se a defender a fé escriturística e a condenação sobre o pecado.
  2. Ainda sobre o assunto homossexualismo, este outro artigo de Wilson Porte desmonta a falácia de alguns que dizem que Romanos 1 não condena essa prática. Os homossexuais não são menos pecadores que o restante da humanidade, mas seu pecado é especialmente condenado nas Escrituras.
  3. Você já deve ter-se deparado com mensagens falando das assim chamadas luas de sangue, as quais, segundo seus “seguidores”, sempre estão ligadas a fatos extraordinários na história de Israel. Por essa razão, a tétrade de luas de sangue desse ano seria um sinal do fim do mundo ou da volta do Senhor Jesus. Leia dois artigos de Hugh Ross, astrofísico cristão, que demonstra a bobagem dessa interpretação, tanto do ponto de vista científico quanto do bíblico. Os artigos estão em inglês.
  4. A beleza da santidade, por A. W. Pink. Por que vale a pena ser santo? Por que a santidade é bela?

Mensagem que merece ser ouvida

O chamado para o arrependimento e a fé, por Paul Washer.

Hino que merece ser ouvido

O Love that wilt not let me go

Letra de George Ma­the­son (1882) e música de Al­bert Lister Peace (1884).

Letra original

O Love that Will Not Let Me Go

O Love that wilt not let me go,
I rest my weary soul in thee;
I give thee back the life I owe,
That in thine ocean depths its flow
May richer, fuller be.

O light that followest all my way,
I yield my flickering torch to thee;
My heart restores its borrowed ray,
That in thy sunshine’s blaze its day
May brighter, fairer be.

O Joy that seekest me through pain,
I cannot close my heart to thee;
I trace the rainbow through the rain,
And feel the promise is not vain,
That morn shall tearless be.

O Cross that liftest up my head,
I dare not ask to fly from thee;
I lay in dust life’s glory dead,
And from the ground there blossoms red
Life that shall endless be.

Tradução para o português

Ó amor que não me deixas ir

Ó amor que não me deixas ir,
descanso minha cansada alma em ti;
eu te dou de volta a vida que devo a ti,
para que, nas profundidades de teu oceano, seu fluir
a faça mais rica, mais plena.

Ó luz que me seguiste por todo meu caminho,
eu rendo minha tocha bruxuleante a ti;
meu coração restaura o raio que de ti tomou emprestado
para que na chama de tua luz do sol seu dia
seja mais brilhante, mais justa.

Ó alegria que me procuras em meio à dor:
eu não posso fechar meu coração para ti.
Eu sigo o arco-íris no meio da chuva
E sinto que a promessa não é vã,
que a manhã será sem lágrimas.

Ó cruz que ergueste minha cabeça,
não me atrevo a pedir para voar para longe de ti.
Eu joguei ao pó a glória morta da vida
e, desse chão, irá florescer
a vida que será sem fim.

Versão em português

Amor que não me largas nunca

Amor! que não me largas nunca!
Minh’alma achou descanso em Ti;
Desejo dar-Te minha vida,
A Ti, de quem a recebi,
E só por Ti viver.

Ó Luz! que sempre me iluminas!
Por Ti, Senhor, eu posso ver;
E já que a luz celeste brilha,
Nenhum farol preciso ter,
Mas, sim, a luz do céu.

Ó Gozo! que minh’alma inundas!
Que penas Teu poder desfaz!
Na chuva ao ver um arco-íris,
Sei que a promessa cumprirás,
Que o pranto cessará.

Ó Cruz! Levantas minha fronte;
Alentas tu meu coração;
O sangue por Jesus vertido
Garante minha salvação
E dá-me paz com Deus.

História

George Matheson (27.3.1842–28.8.1906) nasceu com deficiência visual e, aos 15 anos, soube que estava ficando cego. Em lugar de ficar desencorajado com isso, matriculou-se na Universidade de Glasgow e graduou-se aos 19 anos. Aos 20, ficou completamente cego e resolveu entrar para o ministério, dedicando-se aos estudos teológicos.

Suas três irmãs o ajudaram nos estudos, de tal modo que aprenderam hebraico, grego e latim para poderem auxiliá-lo. Após formar-se, pastoreou igrejas na Escócia. Foi um dos mais destacados ministros de seus dias, servindo até 1899, quando teve de se aposentar por conta da precária saúde.

No dia em que uma de suas irmãs estava se casando, Matheson escreveu esse hino. Ele registrou a experiência em seu diário:

Meu hino foi composto na casa pastoral de Inellan na noite de 6 de junho de 1882. Eu estava sozinho naquele momento. Era o dia do casamento da minha irmã, e o resto de minha família foi passar a noite em Glasgow. Alguma coisa tinha acontecido para mim, que era conhecida apenas por mim, e que me causou o mais severo sofrimento mental. O hino foi fruto daquele sofrimento. Ele foi o mais rápido trabalho que já fiz na minha vida. Eu tive a impressão de ter sido ditado a mim por alguma voz interior mais do que de ter sido obra minha. Tenho certeza de que todo o trabalho foi concluído em cinco minutos, e estou igualmente certo de que nunca recebeu de minhas mãos qualquer retoque ou correção. Eu não tenho nenhum dom natural para ritmo. Todos os outros versos que escrevi são artigos manufaturados; esse veio como o amanhecer. Eu nunca fui capaz de expressar outra vez o mesmo fervor em versos.

Mesmo não tendo citado qual seria “o mais severo sofrimento mental” que sofrera, a história de Matheson permite deduzi-lo. Anos antes, ele estava noivo, quando soube que ficaria completamente cego. Então, perguntou à noiva se ela tinha disposição de estar ao lado de um homem que, além de cego, por quem os médicos nada podiam fazer, escolhera ser ministro do evangelho. Ela respondeu que lhe seria demais, que não tinha condições de viver daquele modo, e terminou o noivado com ele. Isso o entristeceu profundamente. Nos anos seguintes, aquela irmã que se casava tinha sido parte fundamental de seu ministério. Além de cuidar dele, ajudava-o a redigir seus sermões e a memorizar as Escrituras. Segundo pessoas que assistiam aos cultos, ninguém saberia dizer que Matheson era cego dada a facilidade com que recitava porções da Bíblia e pregava.

Agora, sua irmã não poderia estar mais com ele. Isso, provavelmente, tenha lhe trazido nova percepção de sua limitação, de sua dor, de sua insuficiência, nova lembrança dolorosa de que ele mesmo não tivera o prazer de casar-se. Então, Deus o lembrou que nunca o havia deixado, que uma luz mais real que aquela do sol o havia guiado todos os dias. E isso foi registrado nesse maravilhoso hino.

6 respostas em “Indicações de sexta (12)”

Ol&#225! A paz de cristo!
Estava lendo seus artigos, que por sinal s&#227o muitos bons, e encontrei um texto que fala sobre a BKJ e KJA. Eu estou querendo compra um b&#237blia e gostei muito da KJA (pq ela traz notas de rodap&#233s, esbo&#231os, e meu interesse maior &#233 nas explica&#231&#245es, pois quero algo que me auxilie a ler). Contudo fiquei na duvida se devo compra (pelos erros que voc&#234 falou) e gostaria de saber se voc&#234 tem uma indica&#231&#227o para me oferecer. Eu procuro um b&#237blia que tenha uma tradu&#231&#227o f&#225cil (atualizada), mas n&#227o tanto quanto a NHTL, gosto da NVI ( quero uma tradu&#231&#227o atualizada, mas que n&#227o mude muito, pois acho que perde a ess&#234ncia) e tamb&#233m quero notas de rodap&#233s, explica&#231&#245es, estudos (meu interesse maior &#233 nisso). Se tiver algumas indica&#231&#245es ficarei muito grata.

Olá! A paz de cristo!
Estava lendo seus artigos, que por sinal são muitos bons, e encontrei um texto que fala sobre a BKJ e KJA. Eu estou querendo compra um bíblia e gostei muito da KJA (pq ela traz notas de rodapés, esboços, e meu interesse maior é nas explicações, pois quero algo que me auxilie a ler). Contudo fiquei na duvida se devo compra (pelos erros que você falou) e gostaria de saber se você tem uma indicação para me oferecer. Eu procuro um bíblia que tenha uma tradução fácil (atualizada), mas não tanto quanto a NHTL, gosto da NVI ( quero uma tradução atualizada, mas que não mude muito, pois acho que perde a essência) e também quero notas de rodapés, explicações, estudos (meu interesse maior é nisso). Se tiver algumas indicações ficarei muito grata.

Olá! A paz de cristo!
Estava lendo seus artigos, que por sinal são muitos bons, e encontrei um texto que fala sobre a BKJ e KJA. Eu estou querendo compra um bíblia e gostei muito da KJA (pq ela traz notas de rodapés, esboços, e meu interesse maior é nas explicações, pois quero algo que me auxilie a ler). Contudo fiquei na duvida se devo compra (pelos erros que você falou) e gostaria de saber se você tem uma indicação para me oferecer. Eu procuro um bíblia que tenha uma tradução fácil (atualizada), mas não tanto quanto a NHTL, gosto da NVI ( quero uma tradução atualizada, mas que não mude muito, pois acho que perde a essência) e também quero notas de rodapés, explicações, estudos (meu interesse maior é nisso). Se tiver algumas indicações ficarei muito grata.

Paz, Keila!
Como tradu&#231&#227o para seu uso devocional e de estudo, eu recomendo a Almeida Corrigida e Fiel (ACF), publicada pela Sociedade B&#237blica Trinitariana. Infelizmente, h&#225 pouqu&#237ssimas B&#237blias de estudo que usem a ACF como texto. Das que eu conhe&#231o e poderia recomendar, cito a B&#237blia de Estudo Scofield.
Se voc&#234 quiser usar uma B&#237blia de estudo com outra vers&#227o, mas sempre comparando o texto com a ACF, eu indico a B&#237blia de Estudo de Genebra, a qual segue, em grande medida, uma linha de interpreta&#231&#227o bastante ortodoxa, b&#237blica. Mas n&#227o esque&#231a que as outras tradu&#231&#245es que n&#227o a ACF baseiam-se no Texto Cr&#237tico, aquele que, implicitamente, diz que Deus n&#227o foi capaz de preservar Sua Palavra ao longo dos s&#233culos. Eu falo mais sobre isso em outros coment&#225rios nos artigos sobre a chamada King James em portugu&#234s.
Que o Senhor a aben&#231oe.
Abra&#231o.

Paz, Keila!
Como tradução para seu uso devocional e de estudo, eu recomendo a Almeida Corrigida e Fiel (ACF), publicada pela Sociedade Bíblica Trinitariana. Infelizmente, há pouquíssimas Bíblias de estudo que usem a ACF como texto. Das que eu conheço e poderia recomendar, cito a Bíblia de Estudo Scofield.
Se você quiser usar uma Bíblia de estudo com outra versão, mas sempre comparando o texto com a ACF, eu indico a Bíblia de Estudo de Genebra, a qual segue, em grande medida, uma linha de interpretação bastante ortodoxa, bíblica. Mas não esqueça que as outras traduções que não a ACF baseiam-se no Texto Crítico, aquele que, implicitamente, diz que Deus não foi capaz de preservar Sua Palavra ao longo dos séculos. Eu falo mais sobre isso em outros comentários nos artigos sobre a chamada King James em português.
Que o Senhor a abençoe.
Abraço.

Paz, Keila!
Como tradução para seu uso devocional e de estudo, eu recomendo a Almeida Corrigida e Fiel (ACF), publicada pela Sociedade Bíblica Trinitariana. Infelizmente, há pouquíssimas Bíblias de estudo que usem a ACF como texto. Das que eu conheço e poderia recomendar, cito a Bíblia de Estudo Scofield.
Se você quiser usar uma Bíblia de estudo com outra versão, mas sempre comparando o texto com a ACF, eu indico a Bíblia de Estudo de Genebra, a qual segue, em grande medida, uma linha de interpretação bastante ortodoxa, bíblica. Mas não esqueça que as outras traduções que não a ACF baseiam-se no Texto Crítico, aquele que, implicitamente, diz que Deus não foi capaz de preservar Sua Palavra ao longo dos séculos. Eu falo mais sobre isso em outros comentários nos artigos sobre a chamada King James em português.
Que o Senhor a abençoe.
Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile