Nosso elevado e privilegiado chamamento é fazer a vontade de Deus no poder de Deus para a glória de Deus.
(J. I. Packer)
Eu sei que o meu Redentor vive e que, por fim, se levantará sobre a terra. E, depois de consumida a minha pele, contudo, ainda em minha carne, verei a Deus.
(Jó 19.25,26)
Se sua confiança está em sua própria bondade, você está condenado. Deus aceita somente a perfeição absoluta, a qual não existe na esfera humana, mas apenas em Cristo.
(John MacArthur)
Siga-O naquela cansativa caminhada até o Calvário – permaneça com Ele enquanto a febre corre em Suas veias, enquanto cabeça e mãos e pés gotejam com sangue! Fique com Ele até que Sua sagrada cabeça tombe sobre o peito e Seu grande coração se rompa de angústia. E, então, olhando para aquele semblante pálido, diga: ‘Meu perdão custou-Lhe isso!’
(Archibald Brown)
Vem e vê as vitórias da cruz!
As feridas de Cristo são as tuas curas,
Suas agonias são teu repouso,
Seus conflitos são tuas conquistas,
Seus gemidos são tuas canções,
Suas dores são teu conforto,
Sua vergonha é tua glória,
Sua morte é tua vida, e
Seus sofrimentos são a tua salvação!
(Matthew Henry)
Eis aqui está uma maravilha! Deus está nas alturas; no entanto, quanto mais alto um homem se eleva, mais longe ele está de Deus; e quanto mais baixo um homem se humilha, mais perto está de Deus.
(Thomas Brooks)
Se o Espírito nos convence de pecado e, assim, nos humilha, isso é o que Lhe dá caminho para mostrar Seu ofício de confortar-nos.
(Richard Sibbes)
A melhor prova de que Deus nunca cessará de nos amar repousa no fato de que Ele nunca começou.
Nossa fé repousa no Senhor Jesus, o Grande Pastor (Hb 13.20).
Nosso amor confia no Senhor Jesus, o Bom Pastor (Jo 10.11,14).
Nossa esperança busca o Senhor Jesus, o Sumo Pastor (1Pd 5.4).
O Senhor, vosso Deus, é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a Ele.
(2Cr 30.9b)
Uma fé fraca pode repousar firmada em um Cristo forte.
(Thomas Watson)
Mesmo nas mais violentas tempestades, o céu não é de todo escuro. Do mesmo modo, nos mais sombrios tratamentos de Deus com Seus filhos há sempre algum brilho indicando que é para o bem.
(Robert Murray McCheyne)
A maior honra que Deus fez ao homem foi tê-lo criado a Sua própria imagem. A maior desonra que o homem fez a Deus foi tê-Lo feito a sua própria imagem.
(Matthew Henry)
Há duas grandes certezas acerca das coisas que estão por vir: uma, é que Deus as conhece; a outra, é que nós não as conhecemos.
(Charles Spurgeon)
Eu jamais temi o diabo, mas eu tremo cada vez que vou ao púlpito.
(John Knox)
Os melhores homens, mesmo os crentes em Cristo, nada são além de pecado em si mesmos. E quando é dito que algum santo é perfeito, isso precisa ser entendido em um sentido comparativo ou como ele é considerado em Cristo.
(John Gill)
A vitória do cristão não pode ser obtida por meio da força de suas resoluções, nem pela sinceridade ou pela força da motivação moral nem por quaisquer recursos interiores que ele tenha. Ele olha para Jesus Cristo e vence na força Dele.
Se Deus é por nós, se Deus está conosco, não precisamos temer o poder de qualquer criatura contra nós.
(Matthew Henry)
Encha tuas afeições com a cruz de Cristo a fim de que não haja espaço para o pecado.
(John Owen)
Estávamos totalmente cegos para Sua beleza e insensíveis a Seu amor, e teríamos assim permanecido até o fim não tivesse Ele revelado Sua bondade e Sua graça a nós e tivesse sido encontrado por nós quando nós não O procurávamos.
(John Newton)
Eu nem sempre sinto Sua presença. Mas as promessas de Deus não dependem de meus sentimentos; elas repousam sobre Sua integridade.
(R. C. Sproul)
Quão felizes são aqueles que depositam seu amor sobre Aquele que nunca se ausenta deles.
(Henry Scougal)
Para que temos nosso tempo e nossa força a não ser para gastá-los com Deus? Para que uma vela é feita senão para queimar? Aquele que trabalha muito vive muito.
(Richard Baxter)
Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.
Buscai ao Senhor e a Sua força;
buscai a Sua face continuamente. […]
Adorai ao Senhor na beleza
da Sua santidade. […]
Diga-se entre as nações: ‘O Senhor reina!’
(1Cr 16.10b,11,29b,31b)
Deve ser a ocupação de cada dia preparar-se para o último dia.
(Mathew Henry)
Nenhuma alma jamais recebeu Cristo, abraçou Cristo e obteve misericórdia e perdão de Cristo que não fosse uma alma indigna.
(Thomas Brooks)
Nós navegamos para a glória, não no Mar Salgado de nossas lágrimas, mas no Mar Vermelho do precioso sangue de Cristo.
A santificação e a mortificação de nossos desejos são as partes mais difíceis do cristianismo. De certa forma, será tão natural para nós saltarmos quando virmos a Nova Jerusalém quanto rirmos quando nos fazem cócegas. A alegria não está sob um comando, ou segundo nosso assentimento, quando Cristo nos beijar. Mas, oh!, quantos de nós querem ter Cristo dividido em duas metades, para que possam pegar apenas uma metade Dele! Tomamos Seu ministério – Jesus e a salvação –, mas “Senhor” é uma palavra incômoda; e obedecer e desenvolver nossa própria salvação, e aperfeiçoar a santidade, é o lado incômodo e tempestuoso de Cristo; e isso nós evitamos e disso nos desviamos.
Quanto a teu questionamento, o acesso que os réprobos têm a Cristo (que é absolutamente nulo, porque eles não podem vir e nem virão ao Pai, em Cristo, pois Cristo não morreu por eles; mas, mesmo assim, pela lei, Deus e a justiça são muito mais do que eles): digo, antes de tudo, que há contigo pessoas mais dignas e instruídas que eu – os srs. Dickson, Blair e Hamilton – que podem satisfazer-te mais plenamente. Porém falarei de modo resumido o que penso disso nestas afirmações:
Primeira afirmação:
Toda a justiça de Deus com respeito ao homem e aos anjos flui de um ato de absoluto e soberano livre-arbítrio de Deus, que é nosso Formador e nosso Oleiro, e nós não passamos de barro; porque se Ele tivesse proibido comer de todas as outras árvores do jardim do Éden, e ordenado a Adão comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, essa ordem seria, sem dúvida, tão justa quanto esta: “Comei de todas as árvores, mas absolutamente não comais da árvore do conhecimento do bem e do mal.” A razão é que Sua vontade vem antes de Sua justiça, por ordem de natureza; e o que é a Sua vontade é a Sua justiça; e Ele não quer as coisas sem Ele só porque elas são justas. Deus não pode, não precisa buscar a santidade, a pureza ou a justiça em coisas sem Ele, nem tampouco de ações de homens ou de anjos, porque Sua vontade é essencialmente santa e justa, e é a primeira regra de santidade e justiça, assim como o fogo é naturalmente luz, e pende para o alto, e a Terra é pesada e pende para baixo.
Segunda afirmação:
Deus dizer aos réprobos: “Crede em Cristo (que não morreu para a salvação deles) e sereis salvos” é justo e correto porque Sua vontade eterna e essencialmente justa assim o determinou e decretou. Suponhamos que a razão natural fale contra isso, mas isso é o profundo e especial mistério do evangelho. Deus obrigou, terminantemente, a todos os réprobos da igreja visível crerem nesta promessa: “Aquele que crer será salvo”; porém, no decreto de Deus e em Sua intenção secreta, não há nenhuma salvação decretada ou intencionada aos réprobos. Mas o compromisso de Deus, vindo de Seu soberano livre-arbítrio, é justíssimo, como dito na primeira afirmação.
Terceira afirmação:
O justo Senhor tem o direito sobre os réprobos e sobre todas as criaturas pensantes que violam Seus mandamentos. Essa afirmação é evidente.
Quarta afirmação:
A fé que Deus procura nos réprobos é que eles confiem em Cristo, não tendo esperança em sua própria justiça, apoiando-se inteiramente e humildemente, como cansados e sobrecarregados, em Cristo, como a pedra fundamental colocada em Sião. Mas Ele não procura isso; sem estarem cansados de seus pecados, eles confiam em Cristo como o Salvador da humanidade; pois confiar em Cristo e não estar cansado do pecado é presunção, não fé. A fé sempre vem com um espírito quebrantado e contrito; e é impossível que a fé esteja onde não haja um coração abatido e contrito, em algum grau, pelo pecado. É certo que Deus não ordena ninguém a ser presunçoso.
Quinta afirmação:
Os réprobos não são formalmente culpados de desprezarem Deus, ou de descrença porque não aplicam Cristo e as promessas do Evangelho a si mesmos, particularmente; se aplicassem, seriam culpados de não crerem em uma mentira, o que Deus nunca os obrigou a crerem.
Sexta afirmação:
A justiça tem o direito de punir os réprobos, porque, de coração orgulhoso, confinados em sua própria justiça, eles não confiam em Cristo como o Salvador de todos aqueles que vêm a Ele. A isso Deus pode, com justiça, obrigá-los, porque em Adão eles tinham a perfeita capacidade para fazê-lo; e os homens são culpados porque amam sua incapacidade, e descansam em si mesmos e se recusam a negar sua própria justiça e ir a Cristo, em quem há justiça para os pecadores cansados.
Sétima afirmação:
Uma coisa é confiar, apoiar-se e descansar em Cristo, em humildade e cansaço de espírito, negando nossa justiça própria, crendo que Ele é a única justiça de pecadores cansados; e outra coisa é crer que Cristo morreu por mim, por João, por Tomás, por Ana, com a intenção e o decreto de nos salvar individualmente, por nome. Porque
A assertiva anterior vem primeiro, e a segunda é sempre depois, em devida ordem.
A primeira é fé, a segunda é o fruto da fé; e
A primeira favorece os réprobos e todos os homens na igreja visível, e a segunda favorece somente os cansados e sobrecarregados, e assim, somente os eleitos e efetivamente chamados por Deus.
Oitava afirmação:
É uma conclusão vã: “Eu não sei se Cristo morreu por mim, João, Tomás, Ana, por nome; e portanto, eu não me atrevo a confiar Nele”. A razão é: porque não é fé crer na intenção de Deus e em Seu decreto de eleição primeiramente, antes de estar cansado. Olha primeiro para tua própria intenção e tua alma, e se achares que o pecado é um fardo, e se puderes e se, de fato, colocares esse fardo sobre Cristo; se isso ocorrer uma vez, agora vem e crê individualmente, ou aplica pelo sentido (porque em meu julgamento isso é um fruto da fé, não a fé) a boa vontade, a intenção e o grato propósito de Deus a respeito de tua salvação. Assim, porque há malícia nos réprobos, e desprezam a Cristo, culpados são; e a justiça tem a lei contra eles: e (o que é um mistério) eles não podem vir a Cristo, porque Ele não morreu por eles; mas o pecado deles é que eles amam sua incapacidade de vir a Cristo; e aquele que ama suas cadeias, merece as cadeias.
Lembra-te de que esse Deus, em cujas mãos estão todas as criaturas, é teu Pai, e é muito mais terno a ti do que tu és, ou podes ser, para ti mesmo.
(John Flavel)
Cristão! Considera que as provações e os problemas, as calamidades e as misérias, as cruzes e as perdas que tu encontrarás neste mundo são o inferno que tu nunca provarás!
(Thomas Brooks)
Nas maiores dificuldades, nas mais pesadas provas, nas mais profundas necessidades e pobreza, Ele nunca falhou comigo, mas, porque eu fui capacitado, por Sua graça, a confiar Nele, Ele tem sempre aparecido para ajudar-me. Eu me deleito em falar bem de Seu nome.
(George Müller)
Fé é a graça que [nos] casa com Cristo e boas obras são os filhos que a fé gera.
(Thomas Watson)
O arrependimento é um dom inteiramente gratuito da graça.
(John Gill)
Deus é fiel e verdadeiro; portanto, Sua Palavra é fiel e verdadeira.
(Charles Spurgeon)
Se seu arrependimento não mudou sua vida, você precisa se arrepender de seu arrependimento.
(Steven Lawson)
Clamamos ao Senhor, nosso Deus, e o Senhor ouviu a nossa voz, e atentou para a nossa miséria, e para o nosso trabalho e para a nossa opressão. […] Nosso Deus é a Rocha, Cuja obra é perfeita, porque todos os Seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há Nele injustiça; justo e reto é.
Tu sabes que os homens podem receber seu doce suprimento da amarga Lei com base na graça, e de entre os sentimentos do Mediador. E esse é o caminho mais seguro do pecador, pois há, no Novo Pacto, um leito para os pecadores cansados descansarem, embora não tenha sido cama feita para Cristo nela dormir. A Lei nunca será minha sentenciadora, pela graça de Cristo. Se eu não obtiver nenhum outro bem dela (eu irei encontrar um destino suficientemente dolorido no Evangelho para me humilhar e para me derrubar), ela será, eu concordo, um amigo bom e rude para seguir um traidor até o tribunal, e apoiá-lo até que ele venha a Cristo. Nós podemos nos culpar, por fazermos com que a Lei suspire por dívidas bem pagas, a fim de nos espantar para longe de Jesus, e brigar sobre nossa própria justiça, um mundo na lua, uma quimera, e um sonho noturno do qual o orgulho é mãe e pai. Não pode haver uma alma mais humilde que a do crente; não é orgulho para um homem que está se afogando segurar-se em uma rocha.
A segurança dos crentes
Eu me regozijo que as rodas desse mundo confuso girem nas engrenagens e são dirigidas de acordo com a vontade do Senhor. De qualquer quadrante do céu que o vento sopre, ele nos levará para o Senhor. Nenhum vento pode jogar nossas velas ao mar, porque a habilidade de Cristo e a honra de Sua sabedoria são estabelecidas como penhor e como fogueiras para os passageiros do mar de que Ele os colocará, com Suas mãos, a salvo na praia, nos limites conhecidos do Pai, nossa própria terra. Meu caro irmão, não tenhas medo da cruz de Cristo. Ainda não se vê o que Cristo fará por ti quando vier o pior. Ele manterá Sua graça até que chegues a um estreito, e então trará o decretado nascimento para tua salvação (Sf 2.2). Tu és uma flecha que Ele próprio fez. Deixa-O lançar-te contra um muro de bronze, pois tua ponta será mantida íntegra.
Jesus bebeu um cálice de ira sem misericórdia para que nós pudéssemos beber um cálice de misericórdia sem ira.
(J. Oswald Sanders)
A fé se recusa a entrar em pânico.
(Martin Lloyd-Jones)
Oh! Tem pensamentos de admiração por Deus! Adora quando tu não puderes entender!
(Thomas Watson)
Para colocar a questão do modo mais simples, a oração de Paulo é o produto de sua paixão pelas pessoas. Seu fervor não-fingido em oração não é um emocionalismo empolgado, mas o transbordar de seu amor por irmãos em Cristo.
(Don Carson)
Eu desejo mais ter uma pequena fé no objeto certo do que uma grande quantidade de fé no objeto errado.
(F. B. Meyer)
Quando chegar ao céu, verei ali três coisas impressionantes: a primeira será encontrar muita gente que não esperava ver ali; a segunda será não encontrar muita gente que esperava ali encontrar; e a terceira e mais maravilhosa de todas será encontrar a mim mesmo ali.
(John Newton)
Não basta orar, mas, depois de tiverdes orado, é necessário que estejais à escuta, esperando uma resposta, se quereis receber o que pedistes. Do contrário, Deus não responderá. O sermão não está terminado quando o pregador o conclui, já que seu objetivo é que seja posto em prática. Assim também nossas orações não terminaram quando nós as apresentamos, mas ainda temos de esperar e observar seu cumprimento.
(Thomas Goodwin)
Menor sou eu que todas as beneficências e que toda a fidelidade que fizeste ao Teu servo.