- Na grandeza e na bondade do Deus Todo-Poderoso e em Seu amor por nós em Cristo.
- Na incerteza de nossa vida e na certeza da morte.
- No último e severo dia de prestação de contas.
- Nas alegrias do céu e nos tormentos do inferno.
- Na vaidade de todas as coisas terrenas.
- Que o pecado não é tão doce ao cometê-lo, quanto será amargo em seu acerto de contas.
- Que há mais misericórdia em Cristo do que pecado em nós.
- Que a pobreza e a aflição retiram o combustível que alimenta o orgulho.
- Que é melhor seguir aflito para o céu do que feliz para o inferno.
- Que aqueles que desejam ser felizes no céu, primeiro devem ser santos na terra!
Gotas de orvalho (248)
A maior tragédia da vida não é a oração não respondida, mas a oração não feita.
(F. B. Meyer)
Quando Deus faz uma promessa, Ele sempre prova nossa fé. Assim como as raízes das árvores agarram-se mais firmemente ao solo quando estão lutando com o vento, a fé agarra-se mais firmemente à promessa quando luta com circunstâncias adversas.
(Robert Murray Mc’Cheyne)
Gratidão a Deus faz com que mesmo uma bênção temporal seja um antegozo do céu.
(William Romaine)
Veja, entretanto, que sua fé produza obediência, e Deus no devido tempo fará com que produza paz.
(John Owen)
Os absolutos morais repousam sobre o caráter de Deus. Os mandamentos morais que Ele deu aos homens são uma expressão de Seu caráter. Os homens criados à Sua imagem devem viver por escolha com base no que Deus é. Os padrões de moralidade são determinados pelo que está de acordo com o caráter de Deus, enquanto as coisas que não estão de acordo são imorais.
(Francis Schaeffer)
A justiça de Cristo é maior que os pecados de todos os homens, Sua vida é mais forte que a morte, Sua salvação é mais invencível que o inferno.
(Martinho Lutero)
Em vindo a soberba,
virá também a afronta;
mas com os humildes
está a sabedoria.
(Pv 11.2)
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência, a experiência, e a experiência, a esperança” (Rm 5.3,4).
Todas as aflições dos filhos de Deus são planejadas, sob Seu gracioso gerenciamento, para provar, fazer-lhes manifestas e exercitar essas graças e virtudes que Ele implantou neles. Embora as aflições, em si mesmas, não sejam motivo de regozijo, mas penosas, elas produzem os frutos pacíficos de justiça naqueles que são por elas exercitados.
Aflições servem para avivar o espírito de devoção em nós e despertar-nos daquelas formalidade e indiferença que, freqüentemente, acompanham um longo período de tranqüilidade e prosperidade. Nós somos constrangidos a buscar a Deus com sinceridade e fervor quando Sua mão disciplinadora está sobre nós, desde que percebamos nossa absoluta necessidade da ajuda e da libertação que somente Ele pode nos dar.
Aflições servem, mais efetivamente, para nos convencer da vaidade de tudo que este mundo tem a oferecer, para nos lembrar que este mundo pobre não é nosso descanso e para nos provocar desejos e esperanças por nosso eterno lar.
Aflições produzem em nós um espírito de simpatia pelos companheiros na tribulação.
Aflições dão ocasião para o exercício de paciência, mansidão, submissão e resignação. Não fosse pela saudável e necessária disciplina da aflição, essas virtudes excelentes permaneceriam dormentes.
Aflições servem para nos convencer mais profundamente de nossa própria fraqueza e de nossa insuficiência e para tornar a Pessoa, a graça, as promessas e a salvação de nosso Redentor mais e mais agradáveis ao nosso coração. Portanto, nós somos ensinados a considerar como preciosos os castigos que vêm da mão do Senhor por conta dos benefícios derivados deles.
Aflições não são para punir, mas para purificar a alma do crente.
Elas não são enviadas em ira, mas em misericórdia.
Em meio às angústias e misérias da vida, é uma felicidade pertencer a Cristo, sem a ordem de quem nenhum mal pode recair sobre nós! Ele sempre envia aflições para nosso bem e sabe, por experiência, o que é sofrê-las. Sua mão bondosa prontamente colocará um fim em todas as dores que sentimos, quando delas tivermos derivado todo o bem que Ele pretendia fazer para nós por meio delas.
“Mas este [Pai nos disciplina] para nosso proveito, para sermos participantes da Sua santidade” (Hb 12.10).
Gotas de Orvalho (247)
A maior prova de nosso amor a Cristo é a obediência às leis de Cristo. O amor é a raiz; a obediência é o fruto.
(Matthew Henry)
Em mil aflições, não quinhentas delas cooperam para o bem do crente, mas novecentos e noventa e nove mais uma: mil.
(George Müller)
“O Senhor é meu pastor”. Ele o é no domingo, é na segunda-feira e em todos os dias da semana. É em janeiro, é em dezembro e em todos os meses do ano. É em casa e na China. É em paz e em guerra; em abundância e em penúria.
(Hudson Taylor)
Que nenhum momento da minha vida seja passado fora da luz, do amor e da alegria da presença de Deus. E não haja nenhum momento sem toda a rendição de mim mesmo como um vaso para Ele encher completamente de Seu Espírito e Seu amor.
(Andrew Murray)
Só há uma coisa que me prosta até o chão e me humilha até ao pó: olhar para o Filho de Deus, e, em especial, contemplar a cruz. Quando contemplo a maravilhosa cruz, na qual o Príncipe da Glória morreu, meu maior ganho considero como perda e desprezo todo o orgulho meu.
(Martyn Lloyd-Jones)
Penso que os cristãos falham tantas vezes em obter respostas para suas orações porque não esperam tempo suficiente em Deus. Eles simplesmente ajoelham-se e dizem algumas palavras; depois se levantam e esquecem, e esperam que Deus as responda. Essa oração sempre me lembra o menino tocando a campainha da porta do vizinho e depois fugindo o mais rápido que pode.
(E. M. Bounds)
Eu, porém, Senhor,
tenho clamado a Ti,
e de madrugada
Te esperará a minha oração.
(Sl 88.13)
Gotas de Orvalho (246)
Cristo foi mais voluntariamente à cruz do que nós vamos ao trono da graça.
(Thomas Watson)
A graça de Deus é tão poderosa que tem a capacidade de subjugar nossa resistência natural a ela.
(R. C. Sproul)
Deus é fiel e verdadeiro; portanto, Sua Palavra é fiel e verdadeira.
(Charles Spurgeon)
O ponto focal da adoração no céu por toda a eternidade será a manifestação da glória da graça de Deus no Cordeiro morto.
(John Piper)
Não se esforce em sua própria força; jogue-se aos pés do Senhor Jesus e espere Nele com a certeza de que Ele está com você e trabalha em você. Esforce-se em oração; deixe a fé encher seu coração ― assim você será forte no Senhor e no poder da força Dele.
(Andrew Murray)
A maturidade vem da obediência, não necessariamente da idade.
(Leonard Ravenhill)
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo
para confundir as sábias;
e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo
para confundir as fortes.
(1Co 1.27)
Gotas de Orvalho (245)
Nem a eloquência, nem a profundidade de pensamento faz um verdadeiro grande pregador. Somente uma vida de oração e meditação fará dele um vaso pronto para o uso do Mestre e próprio para ser empregado na conversão de pecadores e na edificação dos santos.
(George Müller)
O dia nasce da noite; a primavera, do inverno; as flores, da geada; a alegria, da angústia; a frutificação, da poda; o Monte das Oliveiras, do Getsêmani; a ascensão, do Calvário; a vida, da morte; e o Cristo formado em nós, das dores de uma criação em processo de parto.
(F. B. Meyer)
Para aqueles que pregam: estude muito, aprofunde-se, escreva bem, ore com afinco, pregue a verdade, exalte a Cristo, ame as pessoas, confie em Deus, comece de novo.
(Steven Lawson)
A marca de um santo não é perfeição, mas consagração. Um santo não é um homem sem falhas, ele é um homem que se entregou sem reservas a Deus.
(W. T. Richardson)
Quando o Espírito Santo convence do pecado, ou a pessoa se converte ou fica zangada.
(D. L. Moody)
Deus é completamente soberano. Deus é infinito em sabedoria. Deus é perfeito em amor. Deus em Seu amor sempre deseja o que é melhor para nós. Em Sua sabedoria, Ele sempre sabe o que é melhor, e, em Sua soberania, Ele tem o poder de realizá-lo.
(Jerry Bridges)
Bem sei eu que tudo podes,
e que nenhum dos Teus propósitos pode ser impedido.
(Jó 42.2)
Gotas de orvalho (244)
Não é maravilhoso que Deus dê folego a um homem que irá blasfemar Dele o dia todo?
(Leonard Ravenhill)
Ser levado a uma situação em que Deus é nossa única esperança real é uma experiência de misericórdia.
(Jon Bloom)
A verdade é que os santos da história oravam por horas que pareciam minutos, e nós oramos por minutos que parecem horas.
(Russel Shedd)
Para muitos, Jesus tornou-se uma coisa a ser estudada em lugar de uma Pessoa a ser amada.
(Paul Washer)
Não há nada que mantenha um homem a uma distância maior da instrução divina do que um conceito orgulhoso da própria sabedoria, do próprio entendimento, das próprias capacidades e das próprias habilidades.
(John Owen)
Maravilhosa graça!
Quão doce é o som que salvou
um miserável como eu!
Antes eu estava perdido,
mas agora fui encontrado;
estava cego,
mas agora eu vejo!
(John Newton)
Dou graças a Deus,
por Jesus Cristo,
nosso Senhor.
(Rm 7.25a)
Conhecer o Senhor
“Para conhecê-Lo…” (Fp 3.10).
“Estou há tanto tempo convosco, e não Me tendes conhecido, Filipe?” (Jo 14.9).
Leia também Fp 1.10; Hb 8.11; 1Jo 2.20,27.
É da maior importância para os filhos de Deus reconhecerem plenamente que, acima de todas as coisas, o objetivo de Deus é que eles O conheçam. Esse é o objetivo que governa todos os Seus tratos conosco. Essa é a maior de todas as nossas necessidades.
Isso é o segredo da força, da perseverança e do serviço. Isso determina a medida de nossa utilidade para Ele. Essa era a única paixão da vida do apóstolo Paulo. Essa era a causa de seu incessante trabalho a favor dos santos. Isso é o coração e o ponto central da Epístola aos Hebreus. Esse era o segredo da vida, do serviço, da persistência, da confiança do Senhor Jesus como Filho do homem.
Todos esses fatos precisam ser examinados mais de perto. Começamos sempre com o Senhor Jesus como o representante de Deus, o Homem de acordo com a mente divina. Em Sua vida na terra, não houve parte ou aspecto que não tivesse a força e a habilidade enraizadas em, e derivada de, Seu conhecimento interior de Seu Pai, Deus. Nunca podemos esquecer que Sua vida era de absoluta dependência de Deus, voluntariamente aceita. Ele atribuía tudo ao Pai: palavra, sabedoria e obras. Os milagres foram possíveis por meio de Seus apóstolos como por meio Dele mesmo. Isso não coloca os apóstolos no mesmo nível pessoal que Ele. Sua deidade permanece. Ele é Deus manifestado na carne, mas Ele aceitou, do ponto de vista humano e em relação ao homem, as limitações e a dependência do homem para que Deus pudesse ser Deus manifestado. Há uma sujeição aqui segundo a qual, de Si mesmo, Ele não é capaz de fazer coisa alguma (Jo 5.19). O princípio de toda a Sua vida, em cada fase e detalhe, era Seu conhecimento de Deus. Ele conhecia o Pai no que diz respeito às palavras que falava, as obras que fazia, aos homens e mulheres com quem tratava; com respeito ao momento de falar, agir, ir, permanecer, render-se, recusar, silenciar; com respeito aos motivos, pretensões, declarações, inquisições, sugestões dos homens e de Satanás. Ele sabia quando podia e quando não podia entregar Sua vida. Sim, tudo aqui é governado por aquele conhecimento interior de Deus. Há numerosas evidências em Atos como a prática, e nas Epístolas como a doutrinária, revelação da mente de Deus, de que Deus definiu que esse princípio deve ser mantido como a lei básica da vida de Seu povo ao longo do tempo. Esse conhecimento, no caso do Senhor Jesus, era o segredo de Sua completa supremacia e de Sua absoluta autoridade.
Mestres em Israel o procuraram, e a questão que apressou a busca deles foi o conhecimento. “Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?” (3.10). Nicodemos tinha ido ao único que sabe, cuja autoridade é superior à dos escribas, não somente em nível, mas em espécie.
Até o fim do Evangelho de João, o qual especialmente traz uma percepção sobre esse assunto, “conhecer” ocorre mais de cinqüenta vezes. Nosso Senhor afirmou que “a vida eterna é esta: que Te conheçam, a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (17.3). Isso não significa que a vida eterna é dada meramente com base em conhecê-la. Pode haver vida com conhecimento muito limitado. Mas vida em plenitude é intimamente relacionada com aquele conhecimento, e o aumento crescente dele se manifesta em vida crescente. Isso funciona nos dois sentidos: do conhecimento para a vida e da vida para o conhecimento.
Isso explica todas as experiências, provações, os sofrimentos, as perplexidades, fraquezas, situações desagradáveis ou difíceis, os becos sem saída, as confusões, pressões que sofremos. Mesmo que o refinamento do espírito, o desenvolvimento das graças, a remoção das impurezas sejam propósito do fogo, no entanto, acima e por meio de todas essas situações há um único objetivo: que conheçamos o Senhor. Há somente uma maneira de realmente conhecermos o Senhor, e é experimentalmente.
Nossa mente está, com muita frequência, ocupada com serviço e obras; pensamos que fazer coisas para o Senhor é o principal objetivo da vida. Estamos preocupados com a obra à qual consagramos a vida, com nosso ministério. Pensamos em equipar-nos para isso em termos de estudo e de conhecimento de coisas. Ganhar almas ou ensinar os crentes ou capacitar pessoas para a obra estão mais no primeiro plano. Estudo da Bíblia e conhecimento das Escrituras, com eficiência na questão de liderar no serviço cristão como o fim em vista, são assuntos de importância premente para todos. Está tudo bom e correto com essas importantes questões, mas, acima de tudo, o Senhor está mais interessado em nosso conhecimento Dele do que com qualquer outra coisa.
Muitas vezes o Senhor tem de tirar nossa obra para que possamos descobri-Lo. O valor último de qualquer coisa não é a informação que sobre ela damos, não é a ortodoxia da doutrina, não é a quantidade de obra que fazemos, não é a medida da verdade que possuímos, mas apenas o fato de conhecermos o Senhor de modo profundo e poderoso.
Isso é o que permanecerá quando tudo o mais passar. Isso é o que fará a permanência de nosso ministério depois de nós termos ido. Embora possamos ajudar outros de muitas maneiras e por muitos meio por toda a duração da vida deles, nosso real serviço a eles é baseado em nosso conhecimento do Senhor.
O maior dos problemas da vida cristã é o problema da direção
Quanto tem sido disso e escrito sobre esse assunto! A última palavra para muitos é: “Ore sobre isso, confie isso a Deus, faça o que parece ser certo e confie que Deus vai fazer tudo dar certo.” Isso nos parece fraco e inadequado. Não vindicamos a capacidade de estabelecer as bases abrangentes e conclusivas da direção, mas temos a forte convicção de que a única coisa para nos dar direção para os eventos, incidentes e contingências da vida, mais do que qualquer outra, é um conhecimento permanente, pessoal e interior do Senhor. Uma coisa é chamar um amigo em situações de emergência ou em ocasiões especiais para aconselhamento sobre o caminho a ser tomado; outra bem diferente é viver com aquele amigo de modo que aquilo que é derivado da percepção da mente dele em relação a todas as coisas é que vai governar em questões particulares.
Nós queremos instruções, ordens; o Senhor quer que tenhamos uma “mente”. “Haja em vós o mesmo sentimento”1 (Fp 2.5). “Nós temos a mente de Cristo” (1Co 2.16). Cristo tem uma consciência e, por meio do Espírito Santo, Ele nos deu e desenvolve em nós essa consciência. A afirmação inspirada é que “vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo [‘que vos ensina com respeito a todas as coisas’, na tradução usada pelo autor]” (1Jo 2.20). Não somos servos, somos filhos. Ordens, como tais, são para servos; uma mente é para filhos.
Há um assustador estado de coisas entre o povo do Senhor hoje. Há muitos cristãos que têm a vida quase inteiramente naquilo que é exterior a eles: em seus conselhos e direção, no que os sustêm e apoia, em seu conhecimento, em seus meios de graça. Inteligência pessoal, interior, espiritual é algo muito raro. Não é de admirar que o inimigo seja tão bem-sucedido em ilusões, falsificações e imitações. Nossa maior salvaguarda contra isso é um profundo conhecimento do Senhor por meio da disciplina.
Conhecer o Senhor de modo real significa manter-se constante quando outros estão perdendo o controle – constância nos tempos de ardente provação. Aqueles que conhecem o Senhor não fazem as coisas por si mesmos nem tentam começar as coisas. Eles são cheios de amor e de paciência, e não são abalados quando tudo parece estar se espatifando. Confiança é um fruto essencial e inevitável desse conhecimento, e naqueles que conhecem o Senhor há uma quieta força serena que fala de uma grande profundidade de vida.
Para concluir, indico que em Cristo “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência [conhecimento]” (Cl 2.3), e que a vontade do Senhor para nós é que haja uma percepção sempre crescente e uma apreciação pessoal Dele, em quem toda a plenitude habita.
Temos apenas apresentado fatos sobre a vontade do Senhor para todos os Seus e a maior necessidade deles.
Cada novo nascer de uma condição anormal tem revelado a apavorante fraqueza entre o povo do Senhor por causa dessa falha. Ondas de erro, o balançar do pêndulo para alguma aceitação popular nova, uma grande guerra com seus horrores e seus multifacetados testes da fé: tudo isso tem assolado multidões e as deixado em ruínas espirituais.
Essas coisas estão sempre à mão, e nós escrevemos essa mensagem para instar com os filhos de Deus para ter cada trato definido com Ele a fim de que Ele possa tomar todas as medidas necessárias com eles para que O conheçam.
1A palavra grega aqui, na ACF, traduzida por sentimento é traduzida em inglês por mente. A mesma palavra é vertida para pensar em Rm 12.3 e em Cl 3.2. (N. do T.)
Gotas de orvalho (243)
Resolução um: Eu viverei para Deus. Resolução dois: Se ninguém mais o fizer, eu ainda o farei.
(Jonathan Edwards)
Qualquer coisa que contradiga a Palavra de Deus deve ser instantaneamente resistida como diabólica.
(John Bunyan)
As provações têm por objetivo fazer-nos pensar, desmamar-nos do mundo, levar-nos à Bíblia, conduzir-nos a nossos joelhos.
(J. C. Ryle)
É um sermão pobre aquele que não ofende, aquele que não faz o ouvinte descontente consigo mesmo ou com o pregador.
(George Whitefield)
Nós estamos perdidos quando a opinião humana significa mais para nós do que a de Deus.
(D. A. Carson)
Deus prova
o Seu amor para conosco
em que Cristo morreu por nós,
sendo nós ainda pecadores.
Logo,
muito mais agora,
tendo sido justificados
pelo Seu sangue,
seremos por Ele
salvos da ira.
Porque se nós,
sendo inimigos,
fomos reconciliados com Deus
pela morte de Seu Filho,
muito mais,
tendo sido já reconciliados,
seremos salvos pela Sua vida.
(Rm 5.8-10)
O problema real do homem não é apenas que ele está doente, mas que ele é um rebelde.
(Martin Lloyd-Jones)
Gotas de orvalho (242)
Cristo ofende os homens, pois Seu evangelho é intolerante com o pecado.
(Charles Spurgeon)
O crescimento da ignorância na igreja é o resultado lógico e inevitável da falsa noção de que a fé cristã é uma vida e não também uma doutrina.
(J. Gresham Machen)
Não podemos conhecer a vontade de Deus se somos ignorantes de Sua Palavra.
(A. W. Pink)
Minha memória está se desvanecendo, mas eu me recordo de duas coisas: que eu sou um grande pecador e que Cristo é um grande Salvador.
(John Newton)
Sendo Cristo nosso amigo, não importa quem seja nosso inimigo.
(Richard Sibbes)
Nunca nos permitamos ser culpados de sacrificar qualquer porção da verdade no altar da paz.
(J. C. Ryle)
Então disse Jesus aos Seus discípulos:
“Se alguém quiser vir após Mim,
renuncie-se a si mesmo,
tome sobre si a sua cruz e siga-Me;
porque aquele que quiser salvar a sua vida,
perdê-la-á,
e quem perder a sua vida
por amor de Mim, acha-la-á.
Pois que aproveita ao homem
ganhar o mundo inteiro,
se perder a sua alma?
Ou que dará o homem
em recompensa da sua alma?
Porque o Filho do homem virá
na glória de Seu Pai,
com os Seus anjos;
e então dará a cada um
segundo as suas obras.”
(Mt 16.24-27)
“Minha alma espera somente em Deus”
“A minha alma espera somente em Deus; Dele vem a minha salvação. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado” (Sl 62.1,2).
É possível estar continuamente esperando em Deus, mas não somente Nele. Pode haver outra confiança secreta interferindo e impedindo a bênção que era esperada, e por isso a Palavra deve vir apenas para lançar sua luz no caminho para a plenitude e a certeza da bênção. “Minha alma espera somente em Deus. Só Ele é minha rocha”. “Minha alma espera somente em Deus”. Há apenas um Deus, apenas uma fonte de vida e alegria para o coração, e só Ele é minha rocha. Minha alma espera somente Nele.
Você deseja ser bom: “Não há nenhum bom senão Deus”, e nada é bom senão aquilo que é recebido diretamente Dele. Você busca ser santo: “Não há nenhum santo senão o Senhor”, e não há santidade senão no que Ele por Seu Espírito de santidade a cada momento sopra no interior do que crê. Você poderia viver e trabalhar para Deus e Seu reino, por outros e pela salvação deles? Ouça o que Ele diz: “O Deus eterno, o criador dos confins da terra”, só Ele “não fracassa, nem se cansa. Ele dá força para o cansado e para aqueles que não têm poder Ele acrescenta força”. “Aqueles que esperam no Senhor renovarão suas forças”. Só Ele é Deus, só Ele é sua rocha. “Minha alma espera somente em Deus”.
“Minha alma espera somente em Deus”. Você será muito atraído para colocar sua confiança em igrejas e doutrinas, nos esquemas e planos e dispositivos humanos, em recursos da graça e em instrumentos divinos. Mas minha alma só espera no próprio Deus. Os compromissos mais sagrados se tornam um laço quando confiamos neles. A serpente ardente se torna apenas metal, a arca e o templo, uma confiança vã. Deixe apenas o Deus vivo ser sua esperança e mais nada ou ninguém além Dele.
“Minha alma espera somente em Deus”. Os olhos e as mãos, a mente e o pensamento podem estar intensamente envolvidos nas obrigações da vida, mas “minha alma espera somente em Deus”. Você, que é um espírito imortal, não criado para este mundo e sim para a eternidade, para Deus, deve compreender seu destino. Conheça seu privilégio e espere somente em Deus. Não permita que os interesses pelos pensamentos e exercícios religiosos o enganem, porque eles freqüentemente tomam o lugar da espera em Deus. Que o seu próprio eu, seu mais profundo ser, com todo poder, espere somente em Deus. Deus é para você, você é para Deus; espere somente Nele.
Sim, “minha alma espera somente em Deus”. Tome cuidado com dois inimigos: o mundo e o ego.
Tome cuidado para que nenhuma satisfação terrena, embora pareça inocente, o impeça de dizer: “Seguirei a Deus, minha indescritível alegria”. Lembre e estude o que Jesus disse sobre negar a si mesmo: “Que o homem negue a si mesmo”. Agradar o ego nas pequenas coisas pode fortalecê-lo para sua afirmação nas coisas grandes.
“Minha alma espera somente em Deus”; deixe que Ele seja toda a sua salvação e todo o seu desejo. Diga continuamente e com um inteiro coração: “Dele vem minha expectativa; somente Ele é minha rocha; não serei movido”. Qualquer que seja sua necessidade espiritual ou temporal, qualquer que seja o desejo ou oração de seu coração, qualquer que seja seu interesse em conexão com a obra de Deus, na igreja ou no mundo, na solidão ou na correria do mundo: “Minha alma espera somente em Deus”.
Deixe suas expectativas serem somente Dele. Somente Ele é a sua rocha. “Minha alma espera somente em Deus”. Nunca se esqueça das duas verdades fundamentais sobre as quais essa abençoada espera descansa. Se você já está inclinado a pensar que esta espera é muito difícil, elas lhe farão lembrar. São elas: sua impotência absoluta e a total suficiência de Deus.
Considere profundamente a total pecaminosidade de tudo o que é do ego e não pense em deixá-lo ter qualquer fala. Considere profundamente a total pecaminosidade de tudo aquilo que é do ego e nunca permita que ele tenha lugar. Faça profundo seu relacionamento com a dependência de Deus, a fim de receber a cada momento o que Ele dá. Faça ainda mais profunda Sua aliança de redenção, com Sua promessa de restaurar mais gloriosamente do que nunca o que você perdeu e por Seu Espírito, dar interiormente a presença real e o poder divino do Filho.
E assim, espere contínua e exclusivamente em seu Deus. “Minha alma espera somente em Deus”. Nenhuma palavra pode expressar, nem coração algum conceber as riquezas da glória desse mistério do Pai e de Cristo. Nosso Deus, na infinita ternura e onipotência de Seu amor, espera ser a vida e a alegria em você.
Gotas de orvalho (241)
Cuidado para não dar aos servos de Cristo a honra que a ninguém é devida além de Cristo. Cuidado para não dar a ordenanças a honra devida ao Senhor. Cuidado para não descansar o fardo de sua alma em coisa alguma a não ser em Cristo, e em Cristo exclusivamente. Cuidado para não ter uma fé que seja inútil e que não pode salvar.
(J. C. Ryle)
O orgulho espiritual tende a falar dos pecados de outras pessoas com amargura ou com riso e leviandade e certo ar de desprezo. Mas a pura humildade cristã tende a estar calada sobre esses problemas ou a falar deles com aflição e compaixão.
(Jonathan Edwards)
Não se preocupe com aquilo que não entendes em tua Bíblia. Preocupe-se com aquilo que entendes e não praticas.
(Corrie Ten Boom)
Apresente Cristo ao mundo como Ele é, por meio de seu comportamento em relação a Ele. Ele é totalmente desejável? Deixe todo o mundo ver e saber que Ele o é, mediante seu deleite Nele e sua comunhão com Ele, por meio de seu entusiasmo por Ele e pela prontidão em separar-se de qualquer outra coisa desejável por causa Dele.
(John Flavel)
Não há outra forma de viver a vida cristã a não ser mediante uma contínua morte para o eu.
(François Fenelon)
Muitas pessoas que parecem arrepender-se são como marinheiros que lançam ao mar seus pertences em uma tempestade, ansiando novamente por eles quando chega a bonança.
(Anônimo)
O que encobre as suas transgressões nunca prosperará,
mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
(Pv 28.13)