Pegue a régua. Comece com o zero. Conte cinco tracinhos. Pare. Aí está ele. Cinco milímetros. Metade do caminho tão curto, tão ínfimo entre o 0 e o 1. Meio centímetro. Um tiquinho de nada. Um pedacinho de uma régua. Não, nada disso. É o filho de minha sobrinha.
E ele tem coração! Ela o ouviu. Ela ouviu o coração de cinco milímetros de vida. Ela ouviu a vida pulsando naqueles cinco tracinhos. Há um coração batendo naquele tiquinho de existência!
Minha sobrinha tem um coração. Os cinco milímetros têm um coração. Portanto, são duas pessoas, dois corpos, dois seres. Não é mais o corpo dela, não é mais ela. É alguém. É outro. É um ser vivo. É um ser humano, mistura de minha sobrinha e seu marido. É uma imagem e semelhança de Deus com cinco milímetros. É um ser totalmente dependente de outro, e esse o outro o ama, dele cuida, com ele se importa, nele pensa, vive para interceder por ele… (Sim, há um tanto de Deus nisso tudo!)
Naquela extensão tão pequenina de vida há uma alma, há uma personalidade. É um ser completo e, ao mesmo tempo, ainda em desenvolvimento. É uma gente, bem minúscula, e ainda assim gente. Ser humano. O filho de minha sobrinha. Outro, não ela. Um corpo dentro do corpo dela. E, naquele corpinho que ainda não é bem um corpinho, há uma alma, a individualidade inegociável do ser, a unicidade que o caracteriza, aquilo que o faz ser só quem é, como nenhum outro jamais foi e jamais será. Mesmo que minha sobrinha tenha outros, muitos, filhos.
Cinco milímetros. Não pode ser pego no colo. Não pode ser tocado. Não pode tomar banho. Não pode ser levado ao parquinho. Não pode ficar de castigo. Não pode trocar as letras das palavras e fazer todo mundo achar tão bonitinho. Mas já é filho, plenamente filho, absolutamente filho. Um outro já tão insubstituivelmente amado, seu lugar definitivamente estabelecido na história, à mesa, na família, em nosso amor. E só tem cinco milímetros. E ainda não o vimos. E ainda não tem nome. E já é. Por ser.
O filho de minha sobrinha tem o “corpo ainda informe”, como disse Davi (Sl 139.16). E o rei disse que aquilo era ele. Não era parecido com gente ainda, nem visível era, mas já era alguém, um ser, uma pessoa. Enquanto ele estava no ventre da mãe, já era alguém (v. 13). Sim, aquele que está no ventre de minha sobrinha não é ela, não é o corpo dela: é outro! Feito de um modo assombroso e tão maravilhoso (v. 14)! O filho de minha sobrinha é um milagre, mais um realizado pelo Autor e Sustentador da vida!
Como dizer de outra maneira? Uma vida de cinco milímetros!
Que esta vida cresça para a glória Daquele que a entreteceu. E que o filho de minha sobrinha ensine muitos que, desde antes dos cinco milímetros, ele já era ele, outro, único, criado e amado por Deus. E por nós, que o esperamos com muita e babona expectativa!
Toda sexta-feira, indicação de artigos, de uma mensagem e de um hino recomendados. Nosso desejo é que lhe sejam úteis para aprofundar seu conhecimento do Senhor, para capacitar você a servi-Lo melhor e para despertar em você mais amor por Ele.
É sempre importante relembrar o que dizemos em Sobre este lugar: as indicações a um autor ou a alguma fonte não implica aprovação total ou incondicional de tudo o que é ali ensinado nem indicado em outros links ou em vídeos relacionados, etc; indica, outrossim, que naquele artigo específico há conteúdo bíblico a ser apreciado.
Se não vale a pena esperar por aquilo que você orou, então, não vale a pena pedir.
(David Wilkerson)
Certamente a essência da sabedoria está em, antes de começarmos a agir ou de tentar agradar a Deus, descobrir o que Deus tem a dizer sobre o assunto.
(Martyn Lloyd-Jones)
Duas coisas sempre vêm juntas na experiência de um crente genuíno:
uma crescente descoberta da própria vileza
e uma profunda apreciação da preciosidade de Cristo.
“Eis que sou vil” (Jó 40.4).
“Miserável homem que eu sou!” (Romanos 7.24).
“Sim, Ele é totalmente desejável” (Cântico dos cânticos 5.16).
“E assim para vós, os que credes, é preciosa [Ele, a Rocha]” (1Pedro 2.7).
(Arthur Pink)
Se a Bíblia é falsa, como alguns homens soberbos se atrevem a dizer, não há motivo para manter um dia da semana santo, não há utilidade em honrar a igreja e exercer uma profissão de fé; não somos melhores do que os animais que perecem e a melhor coisa que um homem pode fazer é comer, beber e viver como lhe agrada. Se a Bíblia só é metade verdadeira, como algumas pessoas infelizes lutam por torná-la, não há certeza sobre nossa alma eterna: todo o Cristianismo é dúvida, obscuridade e suposição, nunca poderemos conhecer o que cremos ser necessário para salvação, nunca poderemos estar certos que nos apossamos das palavras de vida eterna. Abandone sua Bíblia e você não terá uma polegada quadrada de certeza e confiança para manter-se em posição; você pode pensar, imaginar e ter opinião própria, mas você não poderá me mostrar qualquer prova ou autoridade satisfatória de que está certo; você meramente está construindo algo apoiado em seu próprio julgamento; você coloca seus olhos para fora, por assim dizer, e como alguém no escuro, não sabe para onde realmente está indo.
Mas, amado, se a Bíblia é de fato a Palavra do próprio Deus e completamente verdadeira, então pode ser comprovada por inúmeras testemunhas; se a Bíblia é de fato verdade e nosso único guia para o céu – e isso eu confio que você esteja pronto em consentir – certamente deve ser o dever de todo homem pensante e sábio colocar no coração cada doutrina contida nela, e não acrescentar nada a ela, e ser cuidadoso para não tirar nada dela.
(J. C. Ryle)
Eu não sou o que eu deveria ser. Ah, quão imperfeito e deficiente sou!
Eu não sou o que quero ser. Abomino o que é mau, e eu, no poder de Deus, dia a dia quero abrir caminho para o que é bom, a conformidade com Cristo!
Eu não sou o que eu espero ser. Logo, logo devo ser liberto de toda mortalidade, e com a mortalidade, todo pecado e imperfeição partirão.
No entanto, embora eu não seja o que eu deveria ser,
nem o que eu quero ser,
nem o que eu espero ser,
eu posso verdadeiramente dizer que eu não sou o que eu era antes;
ESCRAVO do pecado, das paixões e de Satanás;
e posso sinceramente juntar-me com o apóstolo, e reconhecer,
“Pela graça de Deus sou o que sou.”
(John Newton)
Não conheço outro prazer tão rico, tão puro, tão santificador em suas influências ou ainda tão constante em seus benefícios como aquele que resulta da verdadeira e espiritual adoração a Deus.
(Richard Watson)
É melhor ir ao céu sozinho do que ao inferno acompanhado!
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Para o homem em Cristo a vida tem um objetivo claro e definitivo. O Espírito achou por bem encher toda a Bíblia com essa verdade, continuamente exortando o crente a perceber que sua vida está firmada no contexto do propósito divino. A Epístola aos Hebreus não somente apela para nós prosseguirmos até essa meta, mas retrata Cristo como o grande exemplo e prova de que a meta pode ser alcançada. Jesus foi por este caminho; Ele passou por todo o caminho, e Ele chegou ao destino. Além disso, Ele fez tudo por nós e, por Sua realização, nos deu o terreno da confiança de que a meta pode ser alcançada e o prêmio, ser recebido. Ele levou sobre Si nossa humanidade, aceitou o desafio de nossas circunstâncias e experiências, nunca vacilando até que o fim divino foi alcançado. Somos lembrados de que Ele triunfalmente cumpriu o propósito de Deus e que, por Sua presente posição, Ele nos oferece a certeza de que nós também podemos participar no Seu triunfo. Devemos continuar a olhar para Jesus. Mais corretamente, isso deveria ser declarado como: “Olhando fixamente para Jesus”. Este assunto da direção de nosso olhar espiritual é de extrema importância. O homem sábio equiparou um percurso reto e estabelecido com o olhar para a frente e sem se desviar para a direita ou a esquerda. A Palavra de Deus dá clara advertência sobre sair do caminho de Sua vontade, pois Deus sabe dos perigos envolvidos ao fazer-se isso, e deseja nos poupar do obstáculo ao progresso que pode resultar quando olhamos ou estamos seguindo na direção errada. No presente artigo, consideraremos alguns desses olhares que devem ser evitados por aqueles que desejam fazer progresso espiritual.
O olhar para trás
O Senhor Jesus foi muito enfático acerca desse assunto quando declarou que ninguém que coloca a mão no arado, e fica contemplando as coisas que deixou para trás, é apto para o Reino de Deus. Este olhar para trás pode levar a graves tragédias. No deserto, foi isso que Israel fez. Egito ficou para trás deles e devia ter sempre ficado longe, mas nas dificuldades do caminho eles chamaram um ao outro a olhar para trás. “Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e provocaram o Santo de Israel” (Sl 78.41). Eles estragaram todo o curso deles por essa ação, e por muitos anos não fizeram nenhum progresso, mas ficaram dando voltas e voltas em círculo; e tudo por olhar para trás. Aquela geração falhou em entrar no que Deus lhe tinha preparado simplesmente porque cedeu à tentação de olhar para trás, a qual foi – e sempre é – a direção errada.
Sempre seremos salvos pelo olhar para cima.
Perigos similares assolaram o povo de Deus nos tempos do Novo Testamento. Os crentes da Galácia ficaram incertos pela voz dos judaizantes, que os chamava a olhar para trás, não para o mundo com sua impiedade, não para abandonar completamente Cristo, mas para olhar em direção a um procedimento religioso que não era a vida espiritual à qual tinham sido chamados em Cristo. Eles tinham parcialmente já olhado para trás, e chegado a uma paralisação por causa disso. Previamente, eles haviam feito bom progresso, como sempre fazemos quando mantemos os olhos em Cristo, mas agora eles tinham parado e estavam levantando a questão quanto a se continuariam ou se voltariam para os elementos indigentes que deveriam ter deixado para trás. A carta pretendia adverti-los dos perigos de olhar para trás. A Epístola aos Hebreus foi escrita para o mesmo propósito. Os interessados podiam ser levados a sentirem a nostalgia emocional do sistema do qual tinham sido libertados; portanto, eles tinham de ser lembrados de que perderiam o prazer de Deus se recuassem, e foram exortados a prosseguir, em lugar de ficarem olhando para o passado, e a focar o olhar no Cristo exaltado. Por mais avançados que possamos estar em nossa experiência cristã, isso parece não servir de nada se nos dermos ao luxo de tirar os olhos do objetivo estabelecido diante de nós e entramos na insensatez de olhar para trás.
O olhar em volta
Quando os espias trouxeram o relatório errado concernente à Terra Prometida, eles o fizeram porque tinham somente olhado à volta, e nunca conferiram o que viram com a realidade de um Deus todo-poderoso. Eles não imaginaram as dificuldades – não precisavam fazer assim, pois as cidades e os gigantes eram reais o suficiente. Mas eles mantiveram o olhar fixo nas coisas à volta deles, nunca elevando os olhos para Aquele de quem a ajuda vem, e dessa maneira ficaram desencorajados e desencorajaram o povo de Deus com o que foi chamado uma infâmia. O problema foi que eles olharam apenas para os arredores visíveis e tiraram os olhos do Senhor. Houve somente dois deles que mantiveram o olhar fixo na direção correta, e foram os que acabaram indo até o fim. Seus olhos olharam diretamente, e assim seu caminho foi estabelecido.
No Novo Testamento, Pedro é o grande exemplo do perigo dos que olham em volta. Enquanto ele manteve os olhos em Cristo, pôde realmente andar sobre a água, mas começou a afundar logo que os desviou, mudando a direção de sua atenção e começou a olhar para as circunstâncias: “Todavia, reparando na força do vento…” (Mt 14.30). Mais uma vez seja dito que ele teve muitas razões para seu medo. De fato, existem manuscritos antigos que registram “o forte vento”. Por mais que fosse insensatez deixar circunstâncias externas distraírem sua atenção do seu Senhor, que lhe rendeu um banho, ainda assim a mão de Jesus tão graciosamente o resgatou de qualquer coisa pior. Devemos ter cuidado de evitar, a todo custo, olhar em volta incredulamente, quando devemos estar olhando fixamente em fé.
O olhar míope
Paulo teve de acusar os coríntios de limitarem a visão para as coisas imediatamente diante de seus olhos: “Observais tão somente a aparência externa dos eventos” (2Co 10.7). Ser espiritualmente míope, focando-se somente no que está ao alcance da mão, é se tornar facilmente satisfeito em demasia e contente na esfera das coisas espirituais; ter um horizonte pequeno e estreito e falhar em apreciar o muito mais que Deus tem em mente. É muito fácil se estabelecer numa área bem circunscrita e limitada, pensando somente das coisas espirituais com as que estamos familiarizados e que parecem tão importantes para nós, enquanto falhamos em tomar nota do muito mais que jaz além de nós e para o qual estamos sendo chamados.
Podemos ser de visão curta mesmo com a Palavra de Deus
Na vida cristã, existem poucas coisas mais paralisadoras do que a assunção de que não há nada além da pequena esfera de nossa experiência. É possível ficar tão fechado, tão míope, que ficamos dando voltas e voltas em círculo, nunca olhando para as novas dimensões da experiência espiritual para a qual Deus nos está chamando, e quase imaginando que sabemos tudo o que há para saber sobre a Palavra de Deus e Seus propósitos em Cristo. Os coríntios parecem ter feito isto: se concentraram tanto em seus próprios assuntos, mesmo em seus próprios dons espirituais, que quase ficaram numa paralisação espiritual. Eles estavam olhando para si mesmos, cheios de preocupação por sua assembléia, a qual estava certa o suficiente, mas aparentemente sem serem capazes de apreciar os grandes propósitos de Deus representados pelo ministério de Paulo.
Mesmo os assuntos que têm sido claramente mostrados por Deus e abençoados por Ele podem se tornar um obstáculo quando prendem e mantém a atenção como coisas em si mesmas. Essas são as coisas diante de nossa face, mas nós fomos destinados a olharmos sempre para além delas para o Senhor, e sempre além dos fatores imediatos para os eternos valores em Cristo. Podemos ser de visão curta mesmo com a Palavra de Deus, se nos concentramos somente no que já conhecemos de Cristo e falhar em apreciar que Deus tem muita mais luz e verdade para romper de Sua Palavra.
O olhar para baixo
Aos filipenses, Paulo escreveu: “Não olhe cada um somente para o que é seu” (Fp 2.4). Ele os estava exortando a não serem sempre governados por como as coisas lhes afetavam pessoalmente, para não medirem cada assunto como se eles ganhassem ou perdessem pelo que estivesse acontecendo. Esquecimento de si é um dos segredos do progresso espiritual. Quando, em Sua conversa com a mulher samaritana carente no poço de Sicar, Jesus tinha demostrado esse gracioso desvio dos interesses pessoais para cuidar dos outros, Ele deu seguimento a Seu exemplo exortando Seus discípulos para levantarem os olhos e olharem para os campos. Um olhar egoísta é um olhar para baixo, e, como tal, deve ser evitado pelos que desejam endireitar os caminhos de seus pés. A preocupação de Paulo não era somente com o bem espiritual dos crentes individuais, mas com a marcha progressiva da comunhão do povo de Deus, e ele sabia que isso seria comprometido se cada um ficasse preocupado com seus próprios assuntos, mesmo que fosse na esfera das coisas espirituais.
O olhar para dentro
O último desses olhares mal direcionados é talvez o mais comum no caso dos que desejam seguir o Senhor. Grande parte das Escrituras parece estar preocupada em conseguir com que o povo de Deus pare de olhar para dentro. Talvez não haja nada mais calculado para deter o progresso espiritual do que o olhar para dentro. O que estamos procurando? Algo bom em nós mesmos? Nunca encontraremos isso, como Paulo deixa bem claro quando afirma: “Sei que na minha pessoa, isto é, na minha carne, não reside bem algum” (Rm 7.8). Introspecção é exatamente o oposto da fé, pois procura por alguma evidência da santidade e de poder de Deus em nós mesmos, em vez de se regozijar na perfeição do Salvador. Tem uma falsa aparência de humildade e piedade, mas na verdade leva para a autopreocupação, em vez de para a preocupação com Cristo. Precisamos ser sensíveis para que o Espírito Santo possa sempre nos conduzir continuamente para a apropriação do poder purificador do sangue de Cristo, mas nunca devemos nos manter olhando para dentro em lugar de fitar os olhos no nosso Substituto e Salvador. Não é uma pessoa sadia, mas uma doente, a que está sempre sentindo o próprio pulso e tomando a própria temperatura. Salvação é saúde; a saúde dos que sabem que a justiça deles está no céu. Fazemos bem em deixar o Senhor nos sondar, mas não teremos nada senão problemas se persistirmos em olhar para dentro. Se pensamos que é necessário continuar olhando para dentro a fim de evitar cair nas ciladas de Satanás, o salmista nos assegura que o Senhor vigiará nossos pés se mantivermos nossos olhos Nele: “Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois somente Ele livrará os meus pés da cilada” (Sl 25.15). Isso é mais um argumento para o olhar para cima.
Nosso procedimento deveria ter sempre a eternidade em vista.
O olhar para cima
Está ficando aparente que muita coisa depende de nosso olhar, de modo que não ficamos surpresos de que perto do final da Epístola aos Hebreus, a qual nos lembra que somos chamados à parceria com Cristo e nos exorta a nos apressar para a plenitude Nele, haja essa chamada a olhar fixamente para Jesus, o autor e consumador de nossa fé. É para desviar nosso olhar do que está para trás, do que está em volta, do que está ao alcance da mão e do que é essencialmente egoísta; desviar o olhar de nós mesmos para Jesus. Abraão, o grande homem da fé, aguardava alcançar uma cidade celestial e um país celestial, e assim foi poupado de olhar para trás ou de se estabelecer. Muito estava ligado ao olhar sustentável dele. Muitas vezes ele foi tentado a procurar benefícios mais imediatos, algum meio-termo que era menor do que o melhor de Deus, e o Senhor tinha de constantemente chamá-lo para tirar os olhos das distrações e recompensas da terra para que desviasse o olhar para o objetivo essencialmente espiritual e celestial de seu chamado.
A passagem em Provérbios sublinha o íntimo relacionamento entre olhar diretamente para a frente e tendo um caminho de progresso claro e direto. Abraão descobriu que esse desviar do olhar das coisas da terra lhe mantinha constantemente em movimento. De tempos em tempos ele poderia ter se estabelecido em satisfação com sua própria posição, mas “ele aguardava alcançar uma cidade”, e foi poupado de estagnação ao manter os olhos no objetivo prometido de Deus.
Uma passagem muito relevante nesta conexão é: “Nossas aflições leves e passageiras estão produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno. Sendo assim, fixamos nossos olhos, não naquilo que se pode enxergar, mas nos elementos que não são vistos; pois os visíveis são temporais, ao passo que os que não se veem são eternos” (2Co 4.17,18). É o eterno que está em vista, e isso exige ajustamento em muitos aspectos de nossos assuntos, para que nossa vida seja direcionada para a permanente glória do propósito de Deus para nós. Nosso procedimento deveria ter sempre a eternidade em vista. Quando estamos considerando um relacionamento, deveríamos vê-lo à luz do objetivo de Deus. Se temos de decidir onde viver ou qual trabalho tomar, deveríamos deixar nossos olhos olharem diretamente, não escolhendo o que parece bom só no momento, mas se certificando de que os valores eternos são também considerados. Exatamente como Satanás tentou Cristo ao Lhe oferecer os reinos deste mundo e sua glória, assim ele tentará distrair nossa atenção da vontade de Deus, oferecendo aparentes vantagens agora. Sempre seremos salvos pelo olhar para cima.
Meu mundo foi sacudido violentamente em janeiro, quando dediquei algum tempo entrevistando líderes do movimento ilegal da “igreja nas casas” da China.
Durante cinco dias orei, louvei e participei de refeições simples com estes santos preciosos, a maioria dos quais passou anos solitários nas prisões comunistas pelo crime de pregarem o evangelho. À medida que eu ouvia seus relatos em primeira mão de milagres, e do tratamento cruel que receberam dos guardas policiais, senti como se tivesse encontrado pela primeira vez uma fé parecida com aquela que vemos no Novo Testamento. Quando retornei aos Estados Unidos comecei a imaginar se o que nós chamamos de cristianismo aqui tem alguma semelhança com o verdadeiro produto.
Uma líder me explicou que supervisiona 5.000 igrejas numa área rural. “Você é um bispo ou um apóstolo?” perguntei, tentando entender os termos que eles usam. “Nós não usamos títulos”, a mulher me explicou. “Nós simplesmente nos chamamos de irmão e irmã.”
Os 80 crentes que conheci são responsáveis por mais de 35 milhões de cristãos na China. Este é um número impressionante. Mas nenhum deles chegou ao nosso local de reunião numa limousine, nem qualquer um deles era seguido por um grupo de guarda-costas e publicitários. Muitas destas pessoas vivem como fugitivos, mas os seus rostos estavam radiantes de alegria.
O sr. Yu, que é o nome que vou usar para ele, é como o apóstolo Paulo da China. Ele viu pessoas ressuscitarem de entre os mortos, e uma vez ele viu Deus paralisando sobrenaturalmente um oficial do governo que ameaçava suspender uma reunião evangelística ao ar livre. Mas o sr.Yu não esperava nenhum tratamento especial ao passar algum tempo comigo e com seus colegas em janeiro. Ele usava um simples camisa de manga curta, comeu o mesmo peixe com arroz que nós comemos, e comparecia para a oração como qualquer outra pessoa, antes de cada reunião. Geralmente ele tomava seu assento no fundo da sala.
Estas pessoas choravam cada vez que orávamos pela China. Elas estavam dominadas por um sentimento de urgência espiritual. Muitos deles estão ansiosos por uma mudança política em seu país, não para que tenham liberdade para se mudarem para os Estados Unidos, ou para que possam comprar uma casa, mas para que possam enviar missionários para países muçulmanos vizinhos e fechados como o Casaquistão ou o Uzbequistão.
Eu senti vergonha quando voltei para casa. A humildade dos meus novos amigos chineses expôs a realidade do meu orgulho. A sua fé infantil revelou o quanto eu confio na tecnologia, na educação e nos ídolos do materialismo ocidental. A sua contagiante paixão pelo cumprimento da Grande Comissão forçou-me a enxergar o meu autocentrismo.
Estou cheio do nosso ramo anormal e americanizado do cristianismo. É tão impotente quanto é letal. Depois de passar esse tempo com meus irmãos e irmãs da China, compreendi que muito do que vejo na igreja e até daquilo que publicamos na nossa revista (a revista norte-americana Charisma) dá náuseas para Deus.
Quão desesperadamente precisamos do Espírito Santo, nosso Refinador, para que venha nos despojar dos nossos títulos, nossas limousines, nossos lugares nas primeiras fileiras nos templos e nossas mensagens do tipo “que vantagem posso tirar para mim”. Precisamos voltar à simples humildade!
Que Deus nos guarde de algum dia exportarmos para outros países um evangelho adulterado e centrado no homem. Peçamos ao Refinador que envie seu fogo e destrua nossa escória de tal modo que possamos experimentar em nosso país um avivamento estilo chinês. O que eles têm é genuíno. O que temos aceitado é uma imitação barata.
J. Lee Grady é editor da revista CHARISMA.
Este artigo foi traduzido de um editorial publicado na Revista
Charisma de março/2001
(Publicado originalmente neste blogue em 17.11.2007 e republicado em 20.01.2016.)
Quando nós queremos conhecer a vontade de Deus, há três coisas que sempre precisam estar alinhadas: o impulso interior, a Palavra de Deus e a disposição das circunstâncias. Nunca atue até que essas três coisas estejam em concordância.
(F. B. Meyer)
É necessário que nos aproximemos de Deus, mas não se requer de ti que prolongues teu discurso até que todos anelem escutar a palavra “amém”.
(Charles H. Spurgeon)
Arrepender-se é tomar posição do lado de Deus contra si mesmo.
(A. W. Pink)
Não meça o amor e o favor de Deus por seu próprio sentimento. O sol brilha tão claramente no dia mais escuro como acontece nos dias mais ensolarados. A diferença não está no sol, mas em algumas nuvens que impedem a manifestação da sua luz.
(Richard Sibbes)
Estações variam, circunstâncias mudam, sentimentos flutuam, amizades arrefecem, amigos morrem, mas Cristo é sempre o mesmo.
(Octavius Winslow)
Assim como o corpo vive ao respirar, assim também a alma vive ao crer.
(Thomas Brooks)
Uma das maiores utilidades do Twitter e do Facebook será provar, no Último Dia, que a falta de oração não era por falta de tempo.
Mais graça Deus dá quando as cargas aumentam,
Mais força concede ao crescer o labor,
Em grandes angústias envia consolo,
Em todas as provas dá paz e valor.
Amor sem limites, poder sem barreiras,
Que graça infinita, inefável tem Deus!
E desses tesouros, guardados em Cristo,
Em grande medida dará sempre aos Seus.
E, quando os recursos em nós se esgotarem
E em meio ao caminho a força faltar,
Veremos a fonte da graça divina
Em nós Seu poder começar a jorrar.
(Hino 300 no Cancioneiro Salvacionista – traduzido do CS da Argentina)
Letra em inglês:
He giveth more grace as our burdens grow greater,
He sendeth more strength as our labors increase;
To added afflictions He addeth His mercy,
To multiplied trials He multiplies peace.
His love has no limits, His grace has no measure,
His power no boundary known unto men;
For out of His infinite riches in Jesus
He giveth, and giveth, and giveth again.
When we have exhausted our store of endurance,
When our strength has failed ere the day is half done,
When we reach the end of our hoarded resources
Our Father’s full giving is only begun.
Annie Johnson Flint(1866-1932) escreveu alguns dos mais inspiradores hinos a ver com fé e triunfo em meio a provas e sofrimento, baseados na sua própria experiência.
Nascida em Vineland, New Jersey, Annie perdeu ambos os pais quando tinha somente seis anos de idade. Um casal sem filhos de nome Flint adotou-a.
Quando adolescente Annie contraiu artrite, que a impossibilitou de caminhar. Ela aspirava ser compositora e pianista, mas por causa da doença ficou impossibilitada de realizar o seu sonho, assim começou a escrever poesias, muitas das quais transformadas em canções.
Mais tarde na vida, impossibilitada de abrir suas mãos, escreveu muitos de seus poemas usando seus dedos dobrados em uma máquina de escrever.
Nessas circunstâncias, que poderiam tornar pessoas incapazes também emocionalmente, pelo sofrimento, Annie escreveu hinos que têm trazido forças espirituais a um número sem conta de pessoas enfrentando problemas.
Há graça e força vindas de Deus que não nos são dadas na rotina da vida. Mas Deus nô-las dá em nossas horas aflitivas quando colocamos nEle nossa fé. Quando problemas e provas surgem no nosso caminho, que possamos experimentar Sua graça adicionada, Sua força aumentada e Sua paz multiplicada.
Toda sexta-feira, indicação de artigos, de uma mensagem e de um hino recomendados. Nosso desejo é que lhe sejam úteis para aprofundar seu conhecimento do Senhor, para capacitar você a servi-Lo melhor e para despertar em você mais amor por Ele.
É sempre importante relembrar o que dizemos em Sobre este lugar: as indicações a um autor ou a alguma fonte não implica aprovação total ou incondicional de tudo o que é ali ensinado nem indicado em outros links ou em vídeos relacionados, etc; indica, outrossim, que naquele artigo específico há conteúdo bíblico a ser apreciado.
Há uma falsa idéia por aí que somente persuasões gentis, suaves e amorosas estão em harmonia com estes tempos do Novo Testamento. É puro engano! Nunca na história do mundo foi mais necessário ter profetas destemidos, resolutos e apaixonados do que nos dias de hoje. A nossa geração precisa de Jeremias que digam a verdade, a verdade completa, agradável ou desagradável, com cárcere ou sem cárcere, com lama ou sem lama! Para anunciar as profecias de juízo e da Verdade de Deus sem rodeios na corte do rei, na mansão do nobre e na pequena casa do camponês e a todos que diz respeito, precisamos de Jeremias!
(F. B. Meyer)
Vigiemos zelosamente nosso coração, e estejamos atentos a dar lugar aos inícios do pecado. Feliz aquele que sempre teme ao Senhor e anda humildemente com Ele. O cristão mais forte é aquele que mais sente sua fraqueza e clama mais freqüentemente: “Sustenta-me, e serei salvo!” (Sl 119.117).
(J. C. Ryle)
A essência da oração não consiste em pedir a Deus por algo, mas em abrir nosso coração para Deus, em falar com Ele e viver com Ele em perpétua comunhão. Oração é abandono contínuo a Deus. Orar não significa pedir a Deus por todo o tipo de coisas que desejamos, mas desejar o próprio Deus, o único Doador de vida. Orar não é pedir, mas estar em união com Deus. Orar não é um esforço doloroso de ganhar ajuda de Deus nas várias necessidades de nossa vida. Orar é o desejo de possuir o próprio Deus, fonte de toda vida. O verdadeiro espírito de oração não consiste em pedir por bênçãos, mas em receber Aquele que é o doador de todas as bênçãos e em viver a vida em companheirismo com Ele.
(Sadhu Sundar Singh)
Prezado garoto, eu deveria gostar que você pregasse, mas é melhor que você ore. Muito pregador provou ser um répbrobo, mas nunca uma pessoa que realmente tenha aprendido a orar.
(Charles Haddon Spurgeon a seu filho de 12 anos)
Orgulho é a miséria absoluta da alma disfarçada de rica e imaginária luz onde, na verdade, há escuridão.
(João Clímaco)
Aprender a orar não te oferece uma vida menos ocupada; oferece-lhe um coração menos ocupado.
(Paul E. Miller)
Se a fé vem da Palavra de Deus, ela se vai com a ausência da Palavra.
“Eu não posso aceitar a afirmação de que a igreja é uma instituição social no seu sentido. A igreja para mim consiste de pessoas que são verdadeiramente cristãs. Agora, você diz, qual a relevância disso para as condições sociais e para os seus problemas? Bem, eu diria que isso é assunto para cristãos individualmente desempenhar seus papéis na sociedade. E de fato, historicamente isso é o que é mais interessante. A igreja teve grande influência na sociedade em condições sociais quando ela foi mais evangélica. […] Eu estava na Escócia comemorando o aniversário de 400 anos da morte de John Knox. Se você ler as condições da Escócia antes de Knox, e ele era carregado com essa intolerância e todas as coisas que você está me dizendo, mas aquele homem mudou a vida de toda a Escócia! Ele introduziu um sistema de educação, ele a mudou moralmente, politicamente e em todos os aspectos. Os puritanos fizeram isso nesse país. Cromwell, não esqueça, era um cristão evangélico! Então você vem ao século XVIII, você tem o avivamento evangélico e os Whitefield e os Wesley. Aquilo fez mais para promover condições sociais nesse país do que todas as intromissões eclesiásticas na política.”
(Martin Lloyd Jones)
Assista ao vídeo com a entrevista completa e conheça um pouco mais deste servo de Deus do passado, cujo legado ainda nos fala.