Talvez o maior problema da maior parte dos filhos de Deus seja manter a linha de separação entre aquilo que são neles mesmos e aquilo que Cristo é neles.
A grande frente de ataque do inimigo é trazer o que somos continuamente à tona e nos ocupar com isso, obscurecendo assim a Cristo. O grande objetivo do Espírito Santo em Sua oposição a Satanás é trazer Cristo à vista e ocupar-nos com Ele para obscurecer a nós mesmos. É aí que se levanta a grande dificuldade para a maioria dos filhos do Senhor. Existe sempre essa investida para nos manter ocupados com nós mesmos e com aquilo que somos, a fim de nos manter longe de estarmos ocupados com Cristo e com o que Ele é; de forma a abrir uma brecha, um abismo, uma separação e ter-se a linha limítrofe removida para que então haja confusão. Deus começa com o Primogênito. Isso implica algo completamente diferente daquilo que somos, e é importante ver o que Deus diz e como Deus vê aqueles que são apresentados como estando em Cristo e em quem Cristo está […].
Quando Cristo está em nós, Deus nos vê por intermédio de Cristo. Oh, que reconheçamos isto: que, quando Cristo está em nós, há a corporificação do pensamento de Deus, e Ele é capaz de dizer isso de nós. Seu lidar conosco relaciona-se a Cristo que agora está em nós pelo Espírito Santo, e em Quem estamos. O fato do Primogênito estar invariavelmente ligado à morte e à ressurreição é a maneira de Deus dizer que aquilo que somos em nós mesmos por natureza está enterrado, de Seu ponto de vista, e é Seu Filho somente que propicia o lugar onde estamos como o Ressurreto, o Único que vive diante Dele. Tudo mais está morto e enterrado à vista de Deus, e Deus espera que tomemos essa atitude. Lembremos que estamos mortos e enterrados.
(Traduzido por Tathyane Faoth. Revisado por Francisco Nunes. Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria, tradução, revisão e fonte e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.)
É-nos dito que no passado Deus falou “de várias maneiras”, não apenas em diferentes partes, mas de diferentes maneiras. Levaria muito tempo voltarmos ao Antigo Testamento para ver todas as maneiras pelas quais Deus falou. Ele falou por milhares de maneiras diferentes: às vezes por palavras e às vezes por atos. As formas eram de fato “diversas”. Contudo, a declaração aqui é que, no fim, Ele fala de um único modo, um modo todo-inclusivo, que é em Seu Filho. O Filho de Deus é Sua maneira final e inclusiva de falar. Por um lado, ninguém vai obter qualquer coisa de Deus fora de Jesus Cristo. Deus irá absolutamente se recusar a falar de outra forma que não em Seu Filho. Se quisermos saber o que Deus quer nos dizer, devemos vir a Seu Filho. De outro lado, em Jesus Cristo temos tudo o que Deus sempre quis dizer […].
Sim, temos mais do falar de Deus em Seu Filho do que podemos ainda entender. Não temos nada fora de Jesus Cristo, e não precisamos de nada além Dele. Podemos ler tudo que já foi escrito sobre a doutrina cristã, e ainda assim sermos o mesmo homem ou a mesma mulher. Os caminhos de Deus são muito práticos, e Ele nos ensina pela experiência. Essa experiência é às vezes muito difícil e é chamada aqui de “treinamento de filhos”. Que o Senhor Jesus impressione nosso coração novamente com essas coisas! Deus ainda fala em Seu Filho, e Seu falar visa obter companheiros para Seu Filho. Os companheiros de Cristo nesse chamamento celestial irão entrar numa difícil escola e terão de aprender muitas lições duras, mas, ao aprenderem-nas, virão a entender quão grande é sua herança no Senhor Jesus.
(Traduzido por Tathyane Faoth. Revisado por Francisco Nunes. Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria, tradução, revisão e fonte e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.)
Toda sexta-feira, indicação de artigos, de uma mensagem e de um hino recomendados. Nosso desejo é que lhe sejam úteis para aprofundar seu conhecimento do Senhor, para capacitar você a servi-Lo melhor e para despertar em você mais amor por Ele.
É sempre importante relembrar o que dizemos em Sobre este lugar: as indicações a um autor ou a alguma fonte não implica aprovação total ou incondicional de tudo o que é ali ensinado nem indicado em outros links ou em vídeos relacionados, etc; indica, outrossim, que naquele artigo específico há conteúdo bíblico a ser apreciado.
Artigos que você precisa ler
O povo de Deus tem sido distraído (e destruído) por sua busca por coisas sobrenaturais, teoricamente divinas, aceitando qualquer manifestação desse tipo como seguramente vinda de Deus. É o caso daqueles que têm sede de visões e sonhos. Charles Spurgeon expõe o erro e o perigo disso.
Hallelujah! What A Saviour! (Man of Sorrows, What A Name)
Letra e música: Philip P. Bliss (1875)
História
Escrito […] pouco antes de sua morte, este foi o último hino que eu ouvi o sr. Bliss cantar. Foi em uma reunião em Farwell Hall, em Chicago [Illinois], conduzida por Henry Moorehouse. Algumas semanas antes de sua morte, o sr. Bliss visitou a prisão estadual em Jackson, Michigan, onde, depois de uma pregação muito comovente sobre “O Varão de dores”, ele cantou este hino com grande efeito. Muitos dos prisioneiros datam sua conversão como tendo ocorrido naquele dia.
Quando o sr. Moody e eu estávamos em Paris, realizando reuniões na antiga igreja que Napoleão havia dado aos evangélicos, freqüentemente cantei este hino como um solo, pedindo à congregação que participasse da singela “Aleluia, que Salvador!”, o que fazia com um esplêndido resultado. Diz-se que a palavra “Aleluia” é igual em todas as línguas. Parece que Deus a preparou para o grande júbilo no céu, quando todos os Seus filhos serão recebidos para cantar “Aleluia ao Cordeiro!”.
Todo sistema religioso que apenas trata com o exterior e encobre a vida interior por mero rito e ritual é falso, não é verdadeiro. A obra de Deus é reconstituir a natureza humana. E isso, é claro, envolve duas coisas. De um lado, envolve uma destruição. E, se sabemos algo sobre o tratamento de Deus com as vidas que vêm a Suas mãos, sabemos que sem dúvida é assim mesmo: uma destruição progressiva, um chegar à raiz das coisas, e desiludir-nos. Se tivermos quaisquer ilusões sobre nós mesmos, todas elas se irão quando Deus tiver terminado conosco. Se somos governados por qualquer tipo de falsa idéia a respeito de nós mesmos, de nossa posição ou de nosso trabalho, quando Deus terminar Sua obra em nós, tudo aquilo terá desaparecido. Ele irá nos esgotar até que vejamos a nós mesmos rendidos, como algo sujo, e a toda nossa justiça, como trapos de imundícia. Ele irá destruir-nos, e Ele o fará.
Porém existe outro lado, é claro, sempre há, pois Deus não é apenas negativo o tempo todo; há um edificar no lugar onde tudo o que é falso, tudo o que não é absolutamente transparente e verdadeiro, reto e claro é odioso para nós. Mais e mais nosso homem interior se revolta contra nossa própria falsidade. A repulsa volta a nós novamente com a convicção de que exageramos ao falar algo; toda falsa declaração nos abate duramente, e sabemos que não falamos a verdade. É algo tremendo estar nas mãos do Espírito Santo, até que, como Deus, odiemos tudo o que é falso. “Odeio”, disse Davi, “toda falsa vereda”. Detenhamo-nos aqui. Sejamos amantes da verdade. Ela irá nos perseguir em todos os lugares; até em nosso próprio relacionamento com nós mesmos, não nos enganaremos mais. Diante de Deus sabemos exatamente o que Ele pensa a nosso respeito, sabemos onde estamos na luz […] Quanto mais perto chegamos do Senhor, mais meticuloso o Espírito Santo se torna em relação à verdade; mais próximos são Seus tratos conosco. É muito verdadeira, portanto, a “perfeita santidade no temor do Senhor” – perfeita. Quanto mais perto chegamos do fim, mais severos serão os tratamentos do Senhor com qualquer coisa falsa em nossa vida. É uma questão de tempo, mas Deus é fiel – muito fiel; Ele não deixa as coisas passarem. Queremos que Ele seja fiel? Bem, não é confortável dizer “Sim”, mas é bom que Ele seja fiel com cada inconsistência, cada contradição e com toda a falsidade no nosso interior.
(Traduzido por Tathyane Faoth. Revisado por Francisco Nunes. Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria, tradução, revisão e fonte e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.)
Eu preferiria ensinar um homem a orar do que dez homens a pregar.
(Charles Spurgeon)
Na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração.
(John Bunyan)
Não há nada que diga a verdade a nosso respeito como cristãos tanto quanto nossa vida de oração.
(Martyn Lloyd-Jones)
Não é a singularidade do “cristianismo” como um sistema que nós defendemos, mas a singularidade de Cristo. […] Então, porque em nenhuma outra pessoa, senão em Jesus de Nazaré, Deus primeiro se fez tornou humano (em Seu nascimento), em seguida carregou nossos pecados (em Sua morte), depois venceu a morte (em Sua ressurreição) e, então, habitou em Seu povo (por Seu Espírito), Ele é singularmente capaz de salvar pecadores. Ninguém mais tem Suas qualificações.
(John R. W. Stott)
É bem conhecido que Cristo constantemente usou a expressão “seguidor”. Ele nunca pediu por admiradores, adoradores ou adeptos. Não, ele chama discípulos. Não são adeptos de um ensinamento, mas seguidores de uma vida que Cristo está procurando.
(Soren Kierkegaard)
Perseverança em crer não exclui todas as tentações. Quando dizemos que uma árvore está firmemente arraigada, não dizemos que o vento nunca sopra sobre ela.
(John Owen)
Quando aflições nos prendem, nós murmuramos e resmungamos e lutamos até que vejamos que é Deus que nos golpeia.
“Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também no nosso corpo” (2Co 4.10).
Existem valores no Cristo ressurreto para nosso corpo agora. Sua vida ressurreta pode energizar esse corpo agora; não para, no presente, transformá-lo à semelhança de Seu corpo glorioso, mas para estimulá-lo ao serviço. Há vida ressurreta para os corpos mortais agora, porém ela deve ser possuída, escolhida e evocada deliberadamente. É inútil para mim quando estou doente e fraco sentar e dizer: “Ó Senhor, levanta-me e faça-me sentir-me bem!” O Senhor nunca age assim.
Uma coisa aprendi: que em tempos de desesperada fraqueza e abatimento físico, de completa inabilidade, qualquer tipo de visitação do Senhor sempre é precedida por Ele fazendo-me apegar-me a Ele. O Senhor nunca vem e me faz sentir subitamente pleno, cheio de vida e de disposição. Conheço bem o momento quando o Senhor, não em voz audível, mas, quando muito, com uma sugestão, um lembrete, diz: “Usufrua da Vida; tire partido de Mim como sua Vida!” Não houve palavras faladas, mas uma sugestão que produziu um efeito: chegou o tempo de repudiar o atual estado e lançar mão de Cristo como Vida! É como uma renovação para mais um tempo de serviço. O Senhor não nos toma como um robô; antes nos leva a cooperar com Ele mesmo no princípio de Sua Vida ressurreta. Encontramos todas as riquezas do Cristo ressurreto por meio de nossa deliberada e definitiva possessão de Sua vida sublime. Ou seja, ao repudiar Adão, quer seja no corpo, na alma ou no espírito, e ao permanecer em Cristo em qualquer que seja a necessidade. Ela é espiritual? Mental? Sentimental? Diz respeito à vontade? Ao corpo? O essencial é permanecer continuamente em Cristo nas situações […] Todo reino da experiência de Cristo e sua abrangência dependem dessa Vida ressurreta em nós e de nosso desfrute dela, permanecendo nela. O Senhor nos mostre mais o que isso significa.
(Traduzido por Tathyane Faoth. Revisado por Francisco Nunes. Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria, tradução, revisão e fonte e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.)
Muitos cristãos hoje gostam de dizer que todos os pecados são “iguais” aos olhos de Deus, que não há uma escala de pecados menores ou piores, que uma mentirinha ou um homicídio são ambos o suficiente para que Cristo precisasse morrer na cruz. Todos dizemos isso na teoria, mas na prática, sabemos que uma “mentirinha branca” não vai te tirar da liderança da igreja. E um homicídio provavelmente vai.
Na prática, há alguns pecados que são socialmente aceitáveis, mesmo na igreja. Há um pecado em particular que tem permeado nossa sociedade e nossas igrejas tão silenciosamente que nós raramente prestamos atenção, que é a busca constante por mais, por além do que é suficiente. Ou, usando uma palavra mais feia, o que nós chamamos de glutonaria.
Quando eu penso sobre glutonaria, eu penso em meu desejo de devorar uma dúzia de rosquinhas, ajudando a descer com um copo de achocolatado. Ou talvez minha tendência de alimentar meu estômago com salgadinhos quando já nem estou mais com fome. Muitos de nós podem olhar para o pecado da glutonaria e pensar “não é bem com isso que eu luto” ou “que mal há nisso?”. Afinal, a maioria das congregações possuem pessoas que comem demais, e elas não são consideradas “menos espirituais” ou “relapsas” por isso.
Mas a glutonaria não é meramente um vício por comida. E se olharmos em sua definição e contexto originais, a glutonaria se torna muito mais próxima das nossas vidas do que gostaríamos de admitir.
Em sua forma mais básica, glutonaria é o vício da alma no excesso. Ela ocorre quando o gosto domina sobre a fome, quando o querer domina sobre o precisar. E em nossa sociedade, onde “crescer na vida” é o mais comum dos ideais, muitas vezes é difícil distinguir uma conquista merecida de um excesso indulgente. Nesse sentido, mesmo os mais atléticos e musculosos entre nós podem ser glutões. Qualquer um de nós pode ser.
Todo desejo por excesso provém de uma falta de satisfação. Eu não estou satisfeito com a minha porção – seja a porção no meu prato, no leito matrimonial ou na minha conta bancária. Por não estar satisfeito com minha porção, eu busco uma porção maior. Mas porque cada porção é uma parte finita de um todo finito, estou constantemente buscando um excesso que nunca poderá satisfazer.
Essa é a história de Gênesis 3. Qual foi o pecado do Jardim do Éden, se não um desejo por excesso? Adão e Eva receberam um paraíso para os olhos e para o paladar, em total ausência de qualquer vergonha, mas o que fazia do jardim um paraíso não era nada disso. Ali era um paraíso porque Deus andava na viração do dia com eles. Apesar disso, a queda de Adão e Eva ocorreu porque eles consideraram que mesmo isso não era suficiente. Eles não estavam contentes com sua porção no paraíso, e então foram em busca – com consequências desastrosas – de mais.
E como eles, somos seres vorazes. Incorporamos desejos sem fundo sempre à procura da próxima coisa atrativa. Nossos apetites são tão fortes quanto a morte, nos diz Provérbios 27.20. Estamos sempre indo em busca da próxima coisa que poderá satisfazer e aplacar nossa sede infinda. Essa inclinação sem fim é o que move a glutonaria. É o que propulsiona nossas almas sempre em direção ao excesso.
E mesmo assim, o desejo por “mais” não é inerentemente mau, mas é quase sempre mal direcionado. O que nós precisamos é de um apetite incansável pelo divino. Precisamos de uma santa voracidade. Nossas carentes almas podem se voltar e serem capturadas por uma bondade encontrada na presença do Deus todo glorioso. Há apenas uma fonte infinita de satisfação que pode satisfazer nossos desejos sem fim.
Uma pequena prova de Sua graça suprema é o suficiente para atrair um apetite há muito prisioneiro de porções menores. Se água roubada é doce, graça abundante é ainda mais doce.
E há um efeito colateral estranho: quanto mais bebemos do amor sem fim do Deus infinito, mais nossos gostos serão transformados. A essência da graça vai permear cada vez mais fundo as almas incansáveis dos mais carentes.
Na busca por porções menores, nosso paladar foi anestesiado. Nos tornamos dormentes para nossa fome real, nos enchendo com efemeridades. Mas quando voltamos à fonte, nossos sentidos são renovados.
O Salmo 34.8 nos desafia a enxergar a diferença: “Provai e vede que o SENHOR é bom”. Eu entendo que Paulo entendeu esse verso quando disse ao povo de Listra que Deus dá fartura e alegria para que nossos corações se convertam de coisas vãs e se voltem para a satisfação suprema em quem Deus é (Atos 14.15.17).
Consequentemente, se Deus ordenou que sua bondade seja vista e provada (e, implicitamente, ouvida, cheirada e tocada), isso tem, pelo menos, duas implicações diretas. Primeiro, isso significa que cada prazer e satisfação finitos tem o objetivo de nos apontar para o prazer e a satisfação infinitos em Deus. Minha admiração por um pôr-do-Sol não precisa, assim, parar no horizonte, mas deve continuar e subir em adoração e gratidão. Em segundo lugar, isso significa que se nosso desejo por “mais” for mal-direcionado, então certamente ele pode ser redirecionado na direção certa.
O desejo pelo excesso é pecaminoso? Depende de se a alma está buscando um excesso finito ou um excesso infinito. Será que nós sequer pensamos vorazmente em Deus? Nos regozijamos nas chances de gastar alguns minutos a mais em oração, afastados do mundo apenas para provar mais uma vez do divino? Quando foi a última vez que ficamos compenetrados por muito tempo nas páginas de uma Bíblia aberta por não conseguirmos parar de admirar o sabor doce como o mel das verdades antigas? Se a Bíblia é a história do único bem infinito, por que gastamos tanto de nossas vidas em banquetes tão menores que ela?
Nós cristãos domamos nosso deleite em Deus de tal forma que sequer imaginamos como seria viver sempre em busca dEle. Se satisfazer em Deus é algo tão distante para a maioria de nós quanto um estômago vazio. Por que não focamos nossas almas na única bondade que pode lidar com nossos desejos? Por que corremos atrás dos efêmeros sabores do dinheiro, da comida e do sexo?
Como disse George MacDonald, “certas vezes eu acordo e, eis, já esqueci”. Dormir é como um botão de reinício e minha fome muitas vezes é mal direcionada. Penso ter fome do que é finito, mas minha necessidade real é Deus. Para nos lembrarmos disso, precisamos provar profunda, constante e diariamente a bondade de Deus. Então voltemo-nos e regozijemo-nos corretamente.
Traduzido por Filipe Schulz
Recebido por e-mail. Fonte não mais disponível.
Uma vez eu estava voando à noite no Atlântico Norte. Foi em 1947, e eu estava voltando da minha primeira visita à Europa. Nosso avião, um desses DC4 antigos com dois motores em cada asa, estava a dois ou três minutos no meio do Atlântico. De repente, dois motores numa asa pararam. Eu já tinha voado muito, e por isso eu pude sentir os motores com problemas. Eu me lembro de pensar: “Se eu for afundar no oceano, seria melhor eu pegar o meu casaco”. Quando eu peguei, eu disse à aeromoça: “Tem algo errado com os motores”. Ela foi um pouco mordaz e disse: “Vocês sempre acham que há algo errado com os motores”. Eu dei de ombros, mas peguei meu casaco. Tão logo sentei, as luzes se acenderam e um co-piloto muito agitado saiu da cabine. “Nós estamos em apuros”, ele disse. “Vistam rapidamente seus coletes salva-vidas”.
É possível ser salvo mediante a fé em Cristo e então passar muito de nossa vida na cadeira do materialismo. Nós podemos dizer que acreditamos num mundo sobrenatural, e ainda assim viver como se não houvesse nada sobrenatural no universo.
Assim, nós descemos, e caímos e caímos, até que, no meio da noite sem lugar, pudemos ver as ondas se quebrando debaixo de nós na escuridão. E enquanto nós estávamos descendo, eu orei. De forma bastante interessante, uma mensagem de rádio tinha sido transmitida, um S.O.S. que foi receptado e retransmitido imediatamente por todos os Estados Unidos num plantão de notícias: “há um avião caindo no meio do Atlântico”. Minha esposa ouviu falar disso e, imediatamente, ela juntou nossas três pequenas meninas e se ajoelharam e começaram a orar. Elas estavam orando em St. Louis, Missouri, e eu estava orando no avião. E nos não parávamos de cair.
Então, quando nós podíamos ver o quebrar das ondas em baixo de nós e todo mundo estava pronto para o impacto, de repente os dois motores voltaram a funcionar, e nós entramos em Gander. Quando pousamos, eu procurei o piloto e perguntei-lhe o que havia acontecido. “Bem,”, ele disse, “é uma coisa estranha, algo que nós não podemos explicar. Muito raramente dois motores param numa única asa, mas você pode estabelecer uma regra de que, quando isso acontece, eles não voltam a funcionar. Nós não entendemos isso”. Então virei para ele e disse: “Eu posso explicar”. E ele olhou para mim. “Como?”. E eu disse: “Meu Pai no Céu fez isto porque eu estava orando”. Aquele homem ficou com um olhar ainda mais estranho no seu rosto e foi embora.
[…]
O que se deve perceber é que ver o mundo como um cristão não significa simplesmente dizer: “eu sou um cristão. Eu acredito no mundo sobrenatural”, e parar por aí. É possível ser salvo mediante a fé em Cristo e então passar muito de nossa vida na cadeira do materialismo. Nós podemos dizer que acreditamos num mundo sobrenatural, e ainda assim viver como se não houvesse nada sobrenatural no universo. Não basta dizer simplesmente: “eu acredito num mundo sobrenatural”. Nós temos que perguntar: “em qual cadeira estou sentado neste determinado momento existencial?”. Nós temos que viver no presente: “Basta ao dia o seu próprio mal […] o pão nosso de cada dia dá-nos hoje”. O que conta é a cadeira na qual estou sentado em qualquer momento existencial.
O Cristianismo não é apenas um consentimento mental de que certas doutrinas são verdadeiras – nem mesmo que as doutrinas corretas são verdadeiras. Isto é só o começo. Isto seria como um homem faminto sentado em frente a grandes montões de comida e dizendo “eu acredito que a comida existe; eu acredito que é real”, e que, contudo, nunca come. Não basta dizer apenas “eu sou um cristão” e então, na prática, viver como se o contato presente com o sobrenatural fosse algo remoto e estranho. Muitos cristãos que conheço parecem agir como se entrassem em contato com o sobrenatural somente duas vezes – uma quando são justificadas e se tornam cristãos, e outra quando morrem. O resto do tempo eles agem como se estivessem sentados na cadeira do materialismo.
Fonte: Morte na Cidade (Editora Cultura Cristã), p. 94-96
A Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos. Impressionantes 100 milhões de exemplares são impressos a cada ano [nos EUA], e estima-se que, no mundo inteiro, quase 8 bilhões sejam impressos. O texto da Bíblia já foi publicado em 450 línguas diferentes, o Novo Testamento, em 1.400 idiomas, e o Evangelho de Marcos, em 2.370 línguas. E esses números não incluem as muitas versões digitais da Bíblia que milhões de pessoas vêem online. Claramente esse é um livro em que as pessoas estão interessadas – e seu fascínio parece continuar crescendo.
A Bíblia é um livro que faz grandes reivindicações e promessas. Ele diz que é uma mensagem de Deus – uma revelação do tipo mencionado anteriormente, que fala Dele mesmo e de Seus propósitos para nós. E ela declara que isso tem valor e relevância duradouros, como explicado em Isaías 40.8: “A erva seca e as flores murcham, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre”.
Ela tem sido chamado de Manual do proprietário para as pessoas – um livro escrito por inspiração de nosso Criador como um guia para nos ajudar a viver de uma forma que O honre e que opera para nosso próprio bem. Segunda Timóteo 3.16 explica: “Toda a Escritura é … útil para nos ensinar o que é verdade e para nos fazer perceber o que está errado em nossas vidas. Ele nos corrige quando estamos errados e nos ensina a fazer o que é certo. ”
O problema é que há uma série de outros livros religiosos que também reivindicam ser inspirados por Deus. O que diferencia a Bíblia, dando-nos a confiança de que ela realmente é o que afirma ser – revelação de Deus – e que só ela “corrige-nos quando estamos errados e nos ensina a fazer o que é certo” da melhor forma?
Muito poderia ser dito em resposta a essa pergunta, mas aqui está um breve resumo de alguns dos atributos únicos da Bíblia:
Consistência
Mesmo que ele tenha sido escrita ao longo de um período de 1.500 anos por mais de quarenta autores, em [três] diferentes línguas, e trate de centenas de temas, ela exibe uma uniformidade misteriosa em sua mensagem. Esse nível de consistência é dificilmente alcançado dentro de um livro de autor único, mas quando você adiciona a complexidade de vários escritores, de vários países, em vários idiomas, ao longo de vários séculos, lidando com vários problemas e situações, as incríveis coesão e mensagem unificada da Bíblia são nada menos do que surpreendentes.
Confiabilidade histórica
O registro do Antigo Testamento sobre a atividade de Deus no mundo e entre Seu povo tem sido confirmada mais e mais pela história secular e por descobertas arqueológicas.
Os relatos na Bíblia, e em particular os do Novo Testamento, são principalmente baseados em testemunho direto, ocular. Como o apóstolo João escreveu: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram-presente proclamamos” (1Jo 1.1). Outras partes foram compiladas por escritores que interagiram com as testemunhas oculares.
Isso inclui historiadores cuidadosos e conscienciosos, como Lucas, que fez questão de explicar sua metodologia de pesquisa no início da biografia de Jesus que escreveu: “Muitas pessoas têm a intenção de escrever relatos sobre os eventos que se cumpriram entre nós. Eles usaram os relatos de testemunhas que circulam entre nós desde os primeiros discípulos. Tendo cuidadosamente investigado tudo desde o começo, eu também decidi escrever um relato cuidadoso. . . assim você pode estar certo da verdade de tudo o que foi ensinado ” (Lc 1.1-4).
Além disso, o Novo Testamento é confirmado em vários pontos por antigos historiadores judeus, gregos e romanos, bem como discípulos de segunda geração que afirmaram a exatidão dele tanto em termos de autoria como de conteúdo.
Superioridade textual
A típica escrita antiga não-bíblica tem um número muito pequeno de cópias manuscritas sobreviventes, e a maioria delas data de centenas de anos depois que o documento original foi escrito.
Um bom exemplo é As guerras gaulesas de César, do qual temos apenas dez cópias manuscritas sobreviventes, a mais antiga delas datando de mil anos após o original ter sido escrito. Outro exemplo são os escritos de Tácito, dos quais temos um total de cerca de vinte cópias integrais ou parciais, com um intervalo de tempo entre os escritos originais e as primeiras cópias de 1.100 anos. No entanto, essas obras históricas ainda são consideradas essencialmente confiáveis.
Sendo esse o caso, quando considera que do Novo Testamento há 5.700 manuscritos ou cópias manuscritas parciais somente em grego (e cerca de 20.000 mais em outros idiomas), e que o mais antigo fragmento dista algumas décadas de escrita original, você começa a entender que simplesmente não há comparação entre ela e outras obras da antiguidade e que a Bíblia que lemos hoje é uma cópia exata dos escritos originais.
Verificabilidade arqueológica
Literalmente milhares de detalhes na Bíblia, incluindo referências a pessoas, lugares e eventos específicos, têm-se mostrado exatos graças a escavações arqueológicas e estudo modernos.
Sir William M. Ramsay, da Universidade de Oxford, um dos grandes arqueólogos do século passado, começou como um cético convicto, duvidando de muitos detalhes registrados no Novo Testamento. Especificamente, ele pensava que Lucas era tolo em sua narrativa, porque ele citou muitos nomes, locais e datas específicos. Essas afirmações seriam fáceis de verificar e de refutar, considerando, como Ramsay fez no início, que não eram realmente verdade. Mas, ao longo de trinta anos de estudo, pesquisa e escavação, Ramsay cada vez mais percebeu que os escritos de Lucas, tanto no Evangelho quanto em Atos, eram registros precisos dos eventos e detalhes que relatavam. Mais tarde, ele resumiu suas descobertas desta maneira: “Lucas é um historiador de primeira categoria […] Esse autor deve ser colocado junto com os maiores historiadores”.
Além disso, o renomado arqueólogo Nelson Glueck, que uma vez foi destaque na capa da revista Time por causa de seu extraordinário trabalho, concluiu: “Nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse uma única referência bíblica.” Nenhum outro “livro sagrado” a não ser a Bíblia tem sempre ganho tal apoio esmagador e afirmação, ou nos deu tantas razões para estarmos confiantes em sua integridade quando o lemos.
Atividade sobrenatural
A Bíblia nos dá uma poderosa evidência de que foi sobrenaturalmente inspirada: por meio de inúmeras profecias detalhadas que foram registradas previamente e, então, cumpridas séculos mais tarde; por meio do registro de milagres feitos por uma série de profetas do Antigo Testamento, bem como por apóstolos do Novo Testamento, especialmente pelo próprio Jesus (incluindo os realizadas na presença de céticos e os oponentes que nunca contestaram sua autenticidade).
Há também a clara “percepção da verdade” que inúmeros leitores têm afirmado ao longo dos séculos. Eles relatam que, ao lerem a Bíblia, ela fala à situação exata que estão passando, fazendo-os sentir como se Deus estivesse falando diretamente a eles.
É uma observação interessante, uma vez que a Bíblia diz, em Hebreus 4.12: “Porque a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais preciso que o mais acentuado espada de dois gumes, cortando entre alma e espírito, entre conjunta e medula. Ela expõe nossos pensamentos e desejos mais íntimos”.Além disso, Jesus nos disse, em João 10.27: “Minhas ovelhas ouvem a minha voz.; Eu as conheço, e elas me seguem”.
Autoridade espiritual
As verdades escritas na Bíblia, quando aceitas e vividas por pessoas comuns, têm impactado milhões de vidas ao longo dos milênios – a minha é uma delas .
Além disso, quase todos os grandes avanços na civilização ocidental surgiram porque as pessoas lêem a Bíblia, crêem nela e colocam em prática sua mensagem.
Sua influência positiva é inigualável na história da humanidade. Grandes movimentos sociais, como a abolição da escravatura, direitos civis, direitos das mulheres, santidade de vida, cuidado com os pobres e o Estado de direito em lugar de tirania ditatorial, foram energizados por aqueles que se firmaram em ensinamentos bíblicos.
Estas são apenas algumas das inúmeras razões pelas quais podemos confiar na exatidão da Bíblia como uma fonte fidedigna de sabedoria e de verdade para nós hoje.
(Traduzido por Francisco Nunes de “Is The Bible Really Accurate?”Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria, tradução, revisão e fonte e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.)
O que você está procurando? Hoje você está em busca de algo? Você sabe o que está faltando? Por que às vezes parece que nada faz/tem sentido? Por que as coisas boas duram pouco e não trazem satisfação permanente?
Você me seguiria?
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Artigos que você precisa ler
A encarnação de Cristo é, sem dúvida, tema fundamental da fé cristã. Leia o artigo de Joel Beeke.
Em um mundo no qual os homens, ainda que brutais, vão se tornando efeminados por não compreenderem qual o papel que ocupam segundo o propósito de Deus, recomendamos leitura, análise e reflexão do artigo As marcas da masculinidade, de Albert Mohler Jr.
Mensagem que você precisa ouvir
Você não tem fé na humanidade, por Mário Persona
Hino que honra a Deus
Vigiar e orar
Letra: Autor desconhecido. Publicado no hinário francês Psaumes et Cantiques (Salmos e Cânticos), que, como muitos hinários da época, não registrava os autores. Tradução: Alfredo Henrique da Silva (1872-1950), em 1913. Música: Sophia Zuberbühler (1833-1893), de quem também nada se sabe.
O pobre cristão, consciente de sua fraqueza, ignorância, miséria e mesquinhez, é extremamente tentado a ter inveja dos outros, pois que parecem ter “mais do que o coração poderia desejar”, enquanto os desejos do coração dele são negados, e aquilo que ele busca tão zelosamente continua a fugir de sua posse.
Os filhos de Deus estão oprimidos, extremamente oprimidos…
por suas corrupções inatas,
por suas inúmeras derrotas,
pelo esconder-se da face do Senhor,
pelas acusações de Satanás,
pelas obras dos ímpios,
pela frieza do coração deles,
pela insinceridade de suas orações,
por suas vãs imaginações.
O grande erro cometido pela maioria dos filhos de Deus está em esperar achar neles mesmos aquilo que só deve ser encontrado em Cristo.
“Mas vós sois Dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1Co 1.30).