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Abundância de estímulos

Enfrentamos diariamente uma enxurrada de estímulos e distrações
Enfrentamos diariamente uma enxurrada de estímulos e distrações

Muitos de nós já experimentaram isto: ao nos sentarmos fora de casa para fazer uma refeição, aparece a primeira mosca. O inseto não pousa para “servir-se”, mas voa freneticamente de um lado para outro, dando a impressão de que, devido aos muitos odores, não sabe onde pousar. Isso afeta a todos os que estão ao redor da mesa, gerando agitação: o primeiro se levanta, o segundo tenta matá-la e o terceiro diz: “Fiquem quietos, não façam nada”.

Quem sabe isso ocorra simplesmente porque, devido à abundância de estímulos, a mosca não consegue decidir onde alimentar-se e, desse modo, não encontra tranqüilidade.

Como seres humanos, nós também enfrentamos uma enxurrada de estímulos e distrações, pois a cada dia nos expomos a diversas impressões. Esses estímulos freqüentemente se convertem em tentações para nossa carne, quer dizer, para a velha natureza que há no crente. Podem se apresentar de maneiras diferentes a cada um: esportes, livros, músicas, filmes, jogos de computador, celulares, internet, Facebook, salas de bate-papo, WhatsApp, carreira ou outra coisa. Nossa carne quer pecar. Em sua epístola, o apóstolo Tiago escreve: “Cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (1.14).

O que atrai nossa atenção não é necessariamente mau em si mesmo, porém afeta nossa carne (a concupiscência) e nos leva a querer satisfazer esse desejo, seja qual for; então, é pecado. “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (v. 15).

Embora os estímulos possam ser diferentes, têm algo em comum: absorvem nossas atenção, concentração, energia, nosso tempo e nos impedem de estar quietos. Se reagimos a esses atrativos, facilmente deixamos de ler a Bíblia, de refletir sobre o que lemos e de orar.

O leque de atividades é cada vez maior e mais variado, e atrás dele se esconde uma estratégia de Satanás:

  • Tenta evitar que o homem reflita sobre a eternidade, sobre o que vem depois da morte, sobre o motivo de sua existência e, ao final das contas, sobre o próprio Deus.
  • Como não tem podido evitar a conversão de homens em filhos de Deus, tenta impedir que se alegrem em seu andar com o Senhor Jesus. Quer evitar que tenham comunhão com o Pai e com Seu Filho, Jesus Cristo; põe obstáculos para que não orem nem vivam para a glória de Deus. Então, usa qualquer meio para enchê-los de atividades a cada dia.

Isso acontece com você e comigo? Satanás alcança seus objetivos?

“Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor” (Gl 5.13). Um atleta de alto nível é muito disciplinado, treina todos os dias e se alimenta adequadamente. Ao mesmo tempo, renuncia a muitas coisas que lhe impedem de chegar à meta desejada. A vida de um filho de Deus também não pode ser passiva, pois, por si mesma, uma bola nunca rola ladeira acima, apenas ladeira abaixo.

Necessita-se de muita disciplina e de energia para renunciar ou dizer “não” a todas as tentações ou aos pensamentos. Podemos obter essa disciplina sobretudo mediante a oração. O Senhor Jesus disse a Seus discípulos no jardim do Getsêmani: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.38).

Freqüentemente as distrações nos roubam tempo à noite; dormimos tarde e, no dia seguinte, é difícil levantar-nos. Quanto tempo nos sobra, então, para começar tranqüilamente o dia, com um adequado tempo devocional?

Um serviço de acordo com os pensamentos de nosso Senhor emana e se realiza na comunhão com Ele.

“Deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta” (Hb 12.1).

Estar quietos não significa cruzar os braços e não fazer nada. Se nos retiramos do ruído e dos estímulos cotidianos, da abundância das distrações, é para buscar em quietude a comunhão com nosso Pai celestial e com nosso Senhor Jesus Cristo, orando e ocupando-nos da Palavra. Assim, o Senhor nos molda, fortalece e prepara para a tarefa que nos quer dar.

Um serviço de acordo com os pensamentos de nosso Senhor emana e se realiza na comunhão com Ele. Em Marcos 6.7, o Senhor enviou os discípulos e lhes deu uma missão; quando a cumpriram, reuniram-se novamente: “E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus e contaram-Lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado (v. 30). O serviço deles começou na comunhão com o Senhor (3.13,14) e com Seu encargo, e terminou quando “Lhe contaram tudo”. Então, o Senhor Jesus “disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer” (6.30,31).

O Senhor sabia em que momento devia tirar Seus discípulos da agitação e levá-los a um lugar tranqüilo para descansar e comer algo.

Às vezes, temos a tendência a ir aos extremos: ou perdemos o tempo (esse precioso tempo que Deus nos tem dado) ou nos envolvemos em muitas atividades, e cedo ou ou tarde temos uma decepção porque estamos agindo com nossa própria força. Peçamos ao Senhor que nos ajude a ser equilibrados, seja retirando-nos, seja agindo no momento adequado.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1).


(Traduzido por M. Luca de Un mensaje bíblico para todos, n. 09/2015, autoria de R.P., publicado por Ediciones Bíblicas Para Todos (Suíça). Revisado por Francisco Nunes. Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria e de tradução e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.)

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A. W. Tozer Amor a Deus Amy Carmichael Andrew Murray Autores Citações Cristo Cruz Gotas de orvalho

Gotas de Orvalho (44)

Orvalho do céu para os que buscam o Senhor!

Mesmo o céu não é tão valioso e precioso como Cristo é! Dez mil mil mundos, tantos mundos quanto os anjos puderem enumerar, não superam o amor, a excelência e a doçura de Cristo! Oh, quão amável! Que excelente, belo e arrebatador é Cristo!
(John Flavel)

Uma fé que pode ser destruída pelo sofrimento não é fé.
(Richard Wurmbrand)

Se os homens puderem obter o que procuram por meio do pecado será uma compensação lamentável para a miséria eterna no inferno!
(George Lawson)

Desde o início, a convicção de que Jesus foi levantado da morte foi aquilo pelo que a própria existência dos cristãos tem resistido. Não havia nenhum outro motivo que importasse para eles, que os explicasse […] Em nenhum momento do Novo Testamento há qualquer evidência de que os cristãos apresentavam uma filosofia de vida ou uma ética original. Sua única função era dar testemunho do que eles afirmavam ser um fato: a ressurreição de Jesus dentre os mortos. […] A única coisa que realmente distintiva pela qual os cristãos permaneciam firmes era sua declaração de que Jesus havia ressuscitado dentre os mortos segundo o desígnio de Deus, e a conseqüente percepção Dele, em um sentido único, como Filho de Deus e representante do homem, e a concepção resultante do caminho para a reconciliação.
(C. F. D. Moule)

Deus, endureça-me e fortaleça-me contra mim mesma.
(Amy Carmichael)

O ego é o véu opaco que esconde a face de Deus de nós. Ele só pode ser removido na experiência espiritual, nunca por mera instrução.
(A. W. Tozer)

O único caminho verdadeiro de morrer para si mesmo é o caminho da paciência, da mansidão, da humildade e da resignação a Deus.
(Andrew Murray)

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A. W. Tozer Charles Spurgeon Citações Gotas de orvalho Horatius Bonar Jonathan Edwards William Law

Gotas de Orvalho (43)

Orvalho do céu para os que buscam o Senhor!

Argumentar com base na misericórdia para justificar o pecado pessoal é a lógica do diabo.

(James Janeway)

O homem verdadeiramente sábio é aquele que sempre crê na Bíblia contra a opinião de qualquer outro homem.

(R. A. Torrey)

Os homens estão mortos para Deus por estarem vivendo para o ego. Amor próprio, auto-estima, auto-satisfação são a essência e a vida do orgulho; e o Diabo, o pai do orgulho, nunca está ausente de tais paixões, nem deixa de ter influência nelas. Sem a morte para o ego não há escape do poder de Satanás sobre nós.

(William Law)

O cristão espiritual é aquele que tudo observa sob o ponto de vista de Deus. A capacidade de pesar tudo na balança divina e dar-lhes o mesmo valor dado por Deus, é o sinal de uma vida cheia do Espírito. Deus olha para tudo e através de tudo ao mesmo tempo. Seu olhar não repousa sobre a superfície mas penetra até o verdadeiro significado das coisas. O cristão carnal olha para um objeto ou uma situação, mas pelo fato de não ver através dela fica entusiasmado ou deprimido pelo que vê. O homem espiritual tem capacidade para ver através das coisas como Deus vê e pensar nelas como Ele pensa. Ele insiste em ver tudo como Deus vê, mesmo que isso o humilhe e exponha a sua ignorância até o extremo de fazê-lo sofrer.

(A. W. Tozer)

Pecados tratados com carinho te custarão caro.

(Horatius Bonar)

A oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de todas as orações. Rogue pela oração – ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois, nos momentos em que você acha que não pode, é que realmente está fazendo as melhores orações. Às vezes quando você não sente nenhum tipo de conforto em tuas súplicas e teu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo.

(C. H. Spurgeon)

Quando olho para meu coração e enxergo minha iniquidade, ele parece um abismo infinitamente mais profundo do que o próprio inferno.

(Jonathan Edwards)

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Conselho aos pais Família Heresias Igreja Modernismos Mundo Sociedade

Não deixe que o ministério de jovens leve os jovens a apostatarem da fé!

Não deixe que a escola dominical destrua a fé das crianças e roube a responsabilidade dos pais!

Pais, não terceirizem sua responsabilidade!

Assista a este documentário e convença-se de que escola dominical, ministério de jovens e similares são marcas da vergonhosa degradação da igreja e da família cristã e que seus ocasionais e raros benefícios não mudam o fato de não serem bíblicos e de usurparem a responsabilidade dos pais e incapacitá-los a praticá-la!

Descubra que a educação oferecida pelo Estado, a escola dominical como praticada hoje, o ministério de jovens e a separação dos membros da igreja em grupos etários têm a mesma raiz: homens e princípios contrários à Bíblia.

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A. W. Tozer Citações Gotas de orvalho J. C. Ryle John Piper Leonard Ravenhill Martin Lloyd-Jones Matthew Henry Thomas Brooks

Gotas de Orvalho (42)

Orvalho do céu para os que buscam o Senhor!

O caminho para uma nova unção de poder, tanto individual como coletiva, poderia ser como segue: em primeiro lugar, renunciar a todo pecado conhecido; em segundo lugar, confessar com pesar por termos fracassado, lamentavelmente, satisfeitos por longos anos com o status quo; em terceiro lugar, buscar a face do Senhor em fervorosa oração; e, finalmente, estudar diligentemente a Bíblia, a fim de descobrir as promessas de Deus para esta geração perdida e para as necessidades das igrejas.

(Leonard Ravenhill)

Se você parar de buscar satisfação em Deus, você vai parar de amar as pessoas.

(John Piper)

Se realmente conhecemos a Cristo como nosso Salvador, nosso coração é quebrantado, não pode ser duro, e não podemos negar o perdão.

(Martyn Lloyd-Jones)

Em todos os nossos pensamentos acerca de Cristo, nunca esqueçamos de Sua segunda vinda.

(J. C. Ryle)

A felicidade não consiste em possuir aquelas coisas que não podem consolar a um homem em seu leito de morte.

(Thomas Brooks)

Os que se afastam de Deus nunca podem achar repouso em nenhuma outra parte.

(Mathew Henry)

Ouvir mandamentos e deixar de lhes obedecer é infinitamente pior do que nunca os ter ouvido, especialmente à luz do iminente retorno de Cristo e Seu juízo vindouro.

(A. W. Tozer)

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A. W. Pink Amy Carmichael Citações David Wilkerson Gotas de orvalho Ministério Oração Richard Sibbes Salvação Watchman Nee

Gotas de Orvalho (41)

Orvalho do céu para os que buscam o Senhor!

Ah, se pudéssemos sentir-nos mais preocupados com o estado de inanição em que se encontra hoje a causa de Cristo na terra, com os avanços do inimigo em Sião e com a devastação que o diabo tem efetuado nele! Mas infelizmente um espírito de indiferença vem imobilizando muitos de nós.

(A.W. Pink)

Dá-me o tipo de amor que segue à frente de todos, a fé que não desanima à vista de nada, a esperança que não morre mesmo sofrendo decepções, o fervor que arde como fogo. Que eu nunca fique estagnada como um torrão no chão. Torna-me o Teu combustível, Chama Divina!

(Amy Carmichael)

Como você tem reagido nas horas de aflição? Você está bebendo da taça do tremor, sentindo-se débil, sem poder para resistir ao inimigo? É hora de sacudir as amarras pesadas e levantar mãos santas em louvor a seu Redentor. Você está livre, não importa qual seja a prova – então, alegre-se e se regozije, sabendo que o Quarto Homem está na fornalha com você. Cristo se revelará em seu sofrimento, e o fogo queimará todas essas cordas que lhe atam.

(David Wilkerson)

Quando buscamos a Deus em oração, o diabo sabe que estamos querendo mais poder para lutar contra ele, e por isso procura lançar contra nós toda a oposição que é capaz de arregimentar.

(Richard Sibbes)

O principal requisito de um missionário não é, como temos ouvido tantas vezes, ter paixão pelos perdidos, mas ter amor por Cristo.

(Vance Havner)

A natureza da salvação de Cristo é deploravelmente deturpada pelos evangelistas de hoje. Eles anunciam um Salvador do inferno em vez de um Salvador do pecado. E é por isso que muitos são fatalmente enganados, pois há multidões que desejam escapar do lago de fogo que não têm nenhum desejo de ficar livres de sua carnalidade e de seu mundanismo.

(A. W. Pink)

As riquezas do ministério na Palavra serão proporcionais às provações pelas quais passarmos. Somente podemos dispensar aos filhos de Deus aquilo que tivermos ganho pela experiência. Somente podemos transmitir a eles o que efetivamente aprendemos do próprio Deus.

(Watchman Nee)

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Amor a Deus Amy Carmichael Humildade Serviço cristão

Não conheço nada do amor do Calvário (Amy Carmichael)


Se eu não tiver compaixão de meus colegas, como o Senhor teve compaixão de mim, então, não conheço nada do amor do Calvário.

Se posso ferir o outro ao falar a verdade, mas sem me preparar espiritualmente e sem sentir mais dor do que o outro, então, não conheço nada do amor do Calvário.

Se os elogios dos outros me alegram demais e as acusações me deprimem; se não posso passar por mal-entendidos sem me defender; se gosto de ser amada mais do que de amar, de ser servida mais do que de servir, então, não conheço nada do amor do Calvário.

Se quero ser conhecida como quem acertou em uma decisão ou como quem a sugeriu, então, não conheço nada do amor do Calvário.

Se eu ficar no lugar que pertence apenas a Jesus, fazendo-me necessária demais para uma pessoa, em vez de levá-la a se agarrar Nele, então, não conheço nada do amor do Calvário.

Se eu me recusar a ser um grão de trigo que cai na terra e morre, então, não conheço nada do amor do Calvário.

Se eu quero qualquer lugar no mundo a não estar no pó ao pé da cruz, então, não conheço nada do amor do Calvário.

Se me ressinto com aqueles que, segundo meu parecer, me censuram injustamente, esquecendo que, se me conhecessem tanto como eu, me censurariam muito mais, então, não conheço nada do amor do Calvário.


A história da vida de Amy Carmichael foi descrita pelo autor da sua biografia como “A história de uma amante e seu Amado”. Um escritor cristão disse a seu respeito: “A santa enferma, um soldado da Índia”. Ela conheceu o caminho do sofrimento, levando indiscutivelmente em seu corpo as marcas do Senhor Jesus.

A autora foi a primeira missionária enviada à Índia pela Convenção de Keswick, da Inglaterra. Tendo passado quase a vida inteira naquele país, o brilho do grande amor de Deus irradiou-se por meio de todo o seu ser. Se for perguntado a seus “filhos”, aos membros da “Dohnavur Fellowship”, o que mais os impressionou em Amy Carmichael, a resposta é sempre a mesma: “Seu amor”.


(Revisado por Francisco Nunes. Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria, tradução, revisão e fonte e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.)

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Encorajamento Thomas Watson Vida cristã

O Cristo exaltado (Thomas Watson)

Ao ser exaltado, Cristo governa sobre todos os assuntos do mundo para Sua própria glória. A chave do governo foi colocada sobre Seus ombros. Mas será que Cristo, tão altamente assentado e com todo poder no céu e na terra, não cuidaria de Seus eleitos e não tomaria as mais impressionantes providências para o bem de Sua Igreja?

Em um relógio, as engrenagens se movem umas contra as outras, mas todas fazem o relógio funcionar. Assim é Cristo à direita do Pai: Ele fará com que todas as providências bem encaixadas contribuam para a salvação de Sua Igreja.

Embora Jesus Cristo esteja tão altamente exaltado na glória, não esqueceu de nós na terra. Alguns, quando elevados a lugares de honra, esquecem seus amigos. O copeiro-chefe esqueceu o pobre José que estava na prisão (Gn 40.23); mas não é assim com Cristo. Embora exaltado nos céus, não esqueceu de nós na terra. Nosso Sumo sacerdote tem todos os nomes e as necessidades de Seu povo escritos em Seu peitoral.

Você é tentado? Ainda que Cristo esteja na glória, Ele sabe ajudar e mostrar misericórdia, porque não temos um Sumo sacerdote que não possa se compadecer de nossas fraquezas (Hb 4.15). Você sofre por causa do pecado? Cristo ouve seus suspiros e recolhe suas lágrimas.

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Amy Carmichael Vida cristã

Teu caminho! (Amy Carmichael)

Irá a Minha presença contigo para te fazer descansar

“Rogo-Te que me faças saber o Teu caminho, e conhecer-Te-ei […] Irá a Minha presença contigo para te fazer descansar” (Êx 33.13,14).

Essa é a palavra perfeita para a nova jornada de hoje. À noite, seremos um marco mais próximo a ser alcançado pelo viajante, quando

“[…] sobre as linhas tremulantes do deserto
Ele avista, de longe, a cidade;
De dia, como uma pérola polida ela brilha,
De noite, como uma estrela cintila”.

Que perda irredimível é gastarmos as horas de um dia por tê-las vivido sem ter enxergado o caminho para que pudéssemos conhecê-Lo; ou ficarmos tão perturbados com a pequena aspereza da estrada e não conseguirmos servi-Lo com uma mente tranqüila; ou ficarmos tão agastados pelos ventos tempestuosos que não conseguimos contemplar […] a glória do Senhor.

Creio que deve ser nossa consciência dessa possibilidade que transforma as palavras lidas no que elas são para nós. Nós as lemos uma vez e outra e bebemos, de seus poços profundos, uma coragem nova e um novo conforto: “Minha presença irá contigo” – “até mesmo contigo, fraco como tu és em ti mesmo, desapontador como tu és para ti mesmo e para outros” – “para te fazer descansar”.


Fonte: extinta revista À Maturidade – primavera de 1993

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A. W. Pink Citações Gotas de orvalho John MacArthur John Nelson Darby John Piper Martin Lloyd-Jones Pecado Richard Sibbes Salvação Santidade Thomas Watson

Gotas de Orvalho (40)

Orvalho do céu para os que buscam o Senhor!

Se você não deseja santidade, não vejo que tenha qualquer direito de pensar que é cristão.

(Martyn Lloyd-Jones)

É difícil ver como o cristianismo pode ter um efeito positivo na sociedade, se não pode transformar sua própria casa.

(John F. MacArthur Jr.)

É possível falar de amor pelos homens de tal maneira que Deus sai de cena. É possível começar a justificar sua vida unicamente na base do quão “bom” você é para os homens. E, gradualmente, a diferença entre um cristão e a falsa ética humanista desaparece. Não porque o humanismo tornou-se centrado em Deus, mas porque o cristão tornou-se o centro de tudo.

(John Piper)

Satanás ofereceu a Adão um fruto, e Adão perdeu o paraíso. Por isso, em todas as tentações considere não o que ele oferece , mas o que você vai perder.

(Richard Sibbes)

Ah, que alegria é ter nada, ser nada e ver nada além de um Cristo vivo em glória e não se importar com nada além de Seus interesses aqui na terra!

(John Nelson Darby)

Não perguntamos: “Cristo é seu Salvador?”, mas: “Ele é real e verdadeiramente seu Senhor?” Se Ele não for seu Senhor, então, com a mais absoluta certeza, Ele não é seu Salvador.

(A.W. Pink)

É bom desmascarar nossos pecados, para que eles não nos desmascarem.

(Thomas Watson)

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A. W. Tozer Apologética Bíblia Estudo bíblico

A heresia entre os santos (A. W. Tozer)

Essa heresia consiste não tanto em rejeitar, mas em selecionar. O herético simplesmente seleciona as partes das Escrituras que pretende enfatizar e deixa de lado o resto. A etimologia da palavra heresia mostra isso, e também a prática do herético prova o fato.

Certo escritor do século 14 alertou seus leitores no prefácio de um livro: “Cuidado para não adotar alguma coisa de que você gosta, deixando outra de lado, pois é isso que o herético faz. Mas considere tanto uma coisa como a outra.”

O velho escriba sabia muito bem como somos propensos a adotar as partes da verdade que nos agradam e a desconsiderar as outras partes. E isso é heresia.

Quase todo tipo de seita que conhecemos pratica essa arte de selecionar e desconsiderar. As seitas que afirmam não existir inferno, por exemplo, normalmente enfatizam tudo na Bíblia que parece apoiar a posição delas e subestimam ou explicam a seu modo todas as passagens que tratam do castigo eterno.

Mas faremos bem se dermos uma boa olhada naquilo que nós mesmos fazemos. A tendência para a heresia não está restrita às seitas. Por natureza, todos somos heréticos. Nós que nos consideramos doutrinariamente ortodoxos talvez na prática sejamos heréticos de alguma forma. Podemos inconscientemente escolher e dar especial atenção aos textos bíblicos que nos confortam e encorajam e passar por cima dos textos que nos repreendem e alertam. É tão fácil cair nessa armadilha que talvez estejamos nela mesmo sem saber.

Considere por exemplo, uma Bíblia sublinhada. Pode ser uma experiência esclarecedora espiar uma delas às vezes e ver como o dono grifou quase apenas as passagens que o consolam ou que apoiam seus pontos de vista doutrinários.

Em geral, gostamos dos versículos que nos tranquilizam e nos esquivamos daqueles que nos perturbam. Sem dúvida, Deus nos acompanha até onde pode nessa forma deficiente e unilateral de tratar as Sagradas Escrituras, mas Ele não pode agradar-se dessa nossa maneira de agir. Nosso Pai Celestial se agrada de ver-nos desenvolver e crescer espiritualmente. Ele não deseja que vivamos com uma dieta unicamente de coisas doces.

Ele nos dá Isaías 41 para nosso encorajamento, mas também nos dá Mateus 23 e o livro de Judas, e espera que leiamos tudo. O capítulo 8 de Romanos é uma das passagens mais encorajadoras de toda a Bíblia, e sua aceitação por parte de todos é bem merecida; mas nós precisamos também da Segunda Epístola de Pedro, e não deveríamos deixar de lê-la. Quando lemos as epístolas de Paulo, não devemos parar nas seções doutrinárias, mas precisamos avançar, lendo as saudáveis exortações que vêm depois e meditando nelas. Não devemos parar em Romanos 11; o resto da epístola também é importante e, se queremos tratar nossa alma corretamente, temos de dar-lhe a mesma atenção que demos aos primeiros dez capítulos.

Em suma, a saúde de nossa alma requer que consideremos a Bíblia toda como ela é e permitamos que ela faça sua obra em nós. Não podemos ser seletivos com algo tão importante como a Palavra de Deus e nosso próprio futuro eterno.


(Revisado por Francisco Nunes. Este artigo pode ser distribuído e usado livremente, desde que não haja alteração no texto, sejam mantidas as informações de autoria, tradução, revisão e fonte e seja exclusivamente para uso gratuito. Preferencialmente, não o copie em seu sítio ou blog, mas coloque lá um link que aponte para o artigo.)

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Disciplina G. H. Lang Santidade

Filhos primogênitos

Os pontos da história de Esaú a serem considerados são:

Esaú, por ser o filho primogênito, obteve por direito de nascimento os privilégios antes descritos como pertencentes ao primogênito. Ele não teve de conquistá-los ou comprá-los. Eles foram unidos a ele por nascimento, de acordo com a vontade de Deus. Entretanto, era sua obrigação retê-los. Esaú, porém, os considerou de tão pequeno valor que logo os negociou, trocando-os por uma gratificação passageira ao paladar. Não se tratava de dificuldade em obter qualquer outro tipo de alimento, pois ele havia chegado ao acampamento. O fato, como registrado por Deus, foi que ele desprezou o seu direito de primogenitura. Embora mais tarde, estando arrependido de sua estupidez, Esaú constatou ser impossível reverter seu próprio ato, ou mudar a mente de seu pai, no tocante a assegurar a benção mais rica que acompanhava a posse dos direitos da primogenitura.

Acreditamos ser simplesmente impossível que Esaú seja oferecido como advertência para o falso professo da fé, que não está realmente em Cristo Jesus. Isso porque Esaú era filho legitimo de Isque, e não um bastardo ou estrangeiro. Ele obteve legalmente os direitos do primogênito, não sendo um falso reclamante. Mesmo depois da perda desses direitos, seu pai o abençoou tão plenamente quanto possível, embora não lhe pudesse restituir a prioridade que ele próprio havia lançado fora. Ele não perdeu aquelas coisas que teriam feito dele uma possível representação de alguém finalmente perdido, isto é, a vida ou a filiação. Mas ele perdeu sua dignidade superior e seus privilégios.

Nenhuma dessas condições é preenchida numa pessoa não-regenerada, a despeito de quão razoável e contínua seja sua declaração de ser cristã. Pessoas assim não são filhos de Deus de modo nenhum; não serão de maneira nenhuma abençoados, e sim reprovados, não possuindo, ou melhor, não tendo possuído a vida eterna, mas sendo “filhos da ira, como os demais”. Os dois casos são totalmente diferentes; porém, o caso de Esaú mais precisamente corresponde aos genuínos cristãos caso, a que ele é aqui aplicado. “Tendo cuidado de que ninguém […]”, diz a Escritura, “seja devasso ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura”. E depois, num parágrafo diretamente ligado por uma partícula àquela advertência, é acrescentada a seguinte declaração: “Mas chegastes  [vós que sois assim advertidos] […] à universal assembléia, à igreja dos primogênitos” (Hb 12.15,16,22,23). De modo que a advertência é dada àqueles que possuem direitos semelhantes na família e na esfera celestiais. A esses pode ela ter tal força. Advertir alguém contra a perda de algo que não possui é uma futilidade, que não nos atrevemos a atribuir ao Espirito do Senhor.

Mas verdadeiros crentes, nascidos de Deus e chamados para Seu reino e glória, preenchem os fatos no caso de Esaú. Tais pessoas são verdadeiramente filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, primogênitos de Sua família e possuem os direitos da primogenitura. Eles não têm de ganhá-los, comprá-los ou conquistá-los. Esses direitos são, em sua totalidade, um direito da primogenitura pela graça soberana do Senhor. Mas os filhos têm de valorizá-los e conservá-los, e são advertidos com respeito à perda deles. Sua filiação é inalienável e sua vida eterna não é passível de perda, não sendo depositada e guardada por eles, por sua conta e risco, mas “oculta juntamente com Cristo em Deus” (Cl 3.3). Se os cristãos estiverem certos de que tudo, tudo está garantido, grande será o perigo de permitir um descuido sutil de coração. Porém, se a retenção destes altos privilégios foi condicionada a nosso caminhar, forte é a motivação para avançarmos até a perfeição.

A perda dos direitos da primogenitura é mais indicada e enfatizada na história de Rúben. Sendo o filho primogênito de Jacó, essa honra era dele; mas, por se submeter aos desejos sensuais não naturais, lhe foi tirada (1Cr 5.1) e foi dada, quanto ao território, aos filhos de José, o qual recebeu em seus filhos a porção dobrada; a soberania coube à tribo de Judá na pessoa de Davi e seus filhos, incluindo o Messias; e o sacerdócio, a Levi. Isso estava na mente do escritor quando ele especificou em nossa passagem o pecado de fornicação?

Todavia, Rúben permaneceu na família e foi abençoado em medida; mas, ao mostrar que os direitos em questão uma vez perdidos não podem ser recuperados, deve-se lembrar que, nos dias do reino vindouro, a situação ocasionada pelo mal comportamento de Rúben será mantida: o Rei virá da casa de Judá, o sacerdócio em Israel será da família de Zadoque, o levita (Ez 48.11) e Efraim e Manassés possuirão a porção dobrada. Essas coisas Rúben perdeu para sempre, ainda que permanecendo na casa de Israel e partilhando de uma porção, sendo essa comum, e não de grau especial. Todas essas coisas são vistas comparando-se as declarações finais e proféticas de Jacó (Gn 49.1-4) e as de Moisés (Dt 33.6); pois, Jacó declarou que a dignidade do primogênito com sua posição de superioridade e poder pertencia a Rúben; todavia não seria dele nem nos últimos dias. Moisés garantiu vida para a tribo e nada mais: “Viva Rúben e não morra; e não sejam poucos os seus homens”.

A transferência do direito da primogenitura também é mostrado em 1Crônicas 26.10. No início desse capítulo nos é relatado um acontecimento ocorrido na família levita, trazendo a lição para nós, que somos chamados ao serviço celeste, tipificado pelo serviço no tabernáculo.

O principal tema dessa passagem em Hebreus, e na verdade de toda a carta, é resumido nas palavras de 12.28: “Recebendo um reino”. O assunto em questão é esse, e não a segurança da salvação em relação à perdição eterna. A epístola pressupõe que o benefício da salvação eterna está seguro desde o início aos considerados “santos irmãos participantes da vocação celestial” (3.1). Portanto, sendo essa chamada um privilégio pela graça de Deus em Cristo, não devemos “nos desviar Daquele que dos céus nos adverte”; isto é, Aquele que nos adverte com histórias como a de Esaú e de outros, pois, existindo no final um tremor, removamos todas as coisas abaláveis, para que somente as inabaláveis e eternas permaneçam.

Para a glória do soberano no reino, iniciando-se no milênio e prosseguindo eternamente, é que somos chamados. Devemos, então, pela graça de Deus, servir de maneira aceitável ao Deus da graça, esforçando-nos por Ele e cumprindo toda a Sua vontade, não em vaidade carnal, como se pouco importasse como vivemos e servimos, mas com “reverência e santo temor, porque o nosso Deus é fogo consumidor”, como muitos de Seu povo tem presenciado.

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